Quinta-feira, 28 de março de 2024

O que causou o buraco ‘misterioso’ com 200 metros de profundidade na região do Atacama, no Chile?

O que se sabe até o momento, é que a região já foi uma área de mineração subterrânea de cobre.

Postado em: 02-08-2022 às 14h59
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: O que causou o buraco ‘misterioso’ com 200 metros de profundidade na região do Atacama, no Chile?
O que se sabe até o momento, é que a região já foi uma área de mineração subterrânea de cobre | Foto: Reprodução

Um buraco com aproximadamente 25 metros de diâmetro e 200 de profundidade surgiu sem causa aparente no vilarejo Tierra Amarilla, na região do Atacama, no Chile. O caso ocorreu na última semana e espantou moradores da região.

Especialistas do governo chileno foram até o local para estudar a origem do sumidouro. O que se sabe até o momento, é que a região já foi uma área de mineração subterrânea de cobre. Segundo o prefeito do município, Cristóbal Zúñiga, o poço misterioso está localizado próximo a uma área habitada e a um centro de saúde.

“Como Município tomaremos todas as medidas correspondentes para proteger e manter nossa comunidade informada sobre este evento preocupante”, informou.

Continua após a publicidade

Buraco gigantesco

Uma equipe do Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) do Chile foi enviado ao local. Além disso, de forma imediata, a entidade instruiu o fechamento dos acessos próximos ao referido furo para evitar qualquer incidente.

Ainda de acordo com as informações, o delegado presidencial do Atacama, Gerardo Tapia , informou que “contatamos imediatamente o prefeito para coordenar conjuntamente o trabalho que proporcionará segurança e tranquilidade aos moradores de Tierra Amarilla”.

Coisa de filme

Para os fãs de filmes e séries, o buraco de Atacama aquele que aparece na série Outer Range, da Amazon Prime. Na série, protagonizada por Josh Brolin, um fazendeiro descobre um buraco de origme inexplicável no deserto de Wyoming.

What Is the Black Void in Outer Range? Theories
Imagem: Reprodução/Amazon Prime

Leia também: Hubble: como um buraco negro isolado pode ”viajar” pela Via Láctea

Veja Também