“Caixaça Econômica”: distribuidora de bebidas faz sucesso usando nome de banco

Um vídeo publicado nas redes sociais mostrando a fachada inusitada do local recebeu mais de 2,5 milhões de visualizações em pouco menos de dois dias.

Postado em: 11-08-2022 às 18h48
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: “Caixaça Econômica”: distribuidora de bebidas faz sucesso usando nome de banco
Um vídeo publicado nas redes sociais mostrando a fachada inusitada do local recebeu mais de 2,5 milhões de visualizações em pouco menos de dois dias | Foto: Reprodução

Uma distribuidora chamada “Caixaça Econômica” virou sucesso nas redes sociais pelo trocadilho com o banco estatal. A empresa fica na cidade de Cariacica, na região metropolitana de Vitória (ES), e chegou a ser notificada pela Caixa Econômica para trocar o nome.

Um vídeo publicado nas redes sociais mostrando a fachada inusitada do local recebeu mais de 2,5 milhões de visualizações em pouco menos de dois dias. A história chegou até o conhecimento da Caixa. Em entrevista para TV Gazeta, o proprietário informou que a instituição financeira notificou o bar.

“Eu tive a ideia do ‘Caixa’, associando ao logo da Caixa, e a minha esposa matou a charada falando ‘Econômica!’. Quando ela falou isso eu pensei: xeque-mate! A gente pensava num nome pra chamar a atenção da região, a gente não chegou a pensar que fosse correr o mundo como correu”, disse o empresário Adilson Ramos em entrevista à emissora capixaba.

Continua após a publicidade

Após o nome Caixaça escolhido, eles encomendaram a placa do estabelecimento. No início, a ideia não foi tão bem aceita, mas depois as coisas mudaram.

“A gente viu um menino para fazer a arte, ele não gostou muito, mas depois de pronto ele me ligou e falou que tinha ficado genial. Imprimimos e colamos. No terceiro dia, passa um rapaz e grava um vídeo e coloca nas redes sociais, e teve a repercussão que teve”, continuou Adilson.

Leia também: Novo lote do FGTS para aniversariantes de março é liberado pela Caixa Econômica

Caixa pede retirada

Por meio de nota, a Caixa informou que “já encaminhou notificação para a retirada imediata das marcas do banco de qualquer anúncio publicitário, ação promocional, fachada ou referência visual na internet”.

Segundo o empresário, “a Caixa fez uma visita para a gente e pediu pra desvincular o ‘X’ dela, para tirar a ideia de Caixa Econômica. Nós mexemos na logo e substituímos o ‘X’ pelo ‘CH’. Vai continuar se chamando Cachaça Econômica, mas nada que lembre a Caixa Econômica Federal”.

Leia a nota da Caixa na íntegra, enviada ao portal BHAZ:

“A CAIXA informa que já encaminhou notificação para a retirada imediata das marcas do banco de qualquer anúncio publicitário, ação promocional, fachada ou referência visual na internet.

A CAIXA é a titular exclusiva dos direitos de utilização das marcas institucionais e de produtos e serviços, sob o amparo da Lei n° 9279/96, Art.129 e Art.130.

O banco esclarece que a utilização indevida de marcas constitui crime contra a propriedade intelectual, tipificado na referida lei ainda pelo art.189, inciso I, cuja pena prevista é de 3 meses a 1 ano de detenção, ou multa.”

Veja Também