Dia do Pão de Queijo: conheça o quitute mineiro que ganhou o mundo

De acordo com pesquisadores da gastronomia, a receita original do pão de queijo foi criada por volta de 1750, quando as "sobras" dos queijos começaram a ser usadas na cozinha. 

Postado em: 17-08-2022 às 09h30
Por: Alexandre Paes
De acordo com pesquisadores da gastronomia, a receita original do pão de queijo foi criada por volta de 1750, quando as "sobras" dos queijos começaram a ser usadas na cozinha | Foto: Reprodução

Dourado e crocante por fora, macio e quentinho por dentro, o pão de queijo foi desenvolvido nas cozinhas de Minas Gerais no século XVIII e ganhou o mundo graças ao genuíno sabor da mistura de alguns ingredientes. O quitute é praticamente um patrimônio do povo mineiro e apreciado nos quatro cantos do Brasil. E, por isso, no dia 17 de agosto é celebrado o Dia do Pão de Queijo.

De acordo com pesquisadores da gastronomia, a receita original do pão de queijo foi criada por volta de 1750, quando as “sobras” dos queijos começaram a ser usadas na cozinha. 

Ocorre que, para dar a aparência arredondada ao produto, era feita uma “limpeza” em volta dos queijos, e as lascas grossas retiradas eram usadas para fazer o pão de queijo mineiro, oferecido em ocasiões especiais ou quando as pessoas recebiam uma visita inesperada.

Continua após a publicidade

A mistura rápida, feita de polvilho, ovo e queijo cru artesanal, fez nascer a iguaria que hoje faz com que o estado seja reconhecido no mundo inteiro, graças ao sabor especial e diferenciado de sua receita, cobiçada por muitos!

Não se sabe ao certo a origem da receita, mas é de conhecimento geral que o prato foi criado em Minas Gerais. Por isso, qualquer mineiro sabe que o segredo para um verdadeiro pão de queijo é o queijo mineiro, feito de leite cru e de forma artesanal. 

Além do queijo, o polvilho novo e de granulação média garante a boa fermentação da massa, e as técnicas de incorporação de líquidos e a sova ajudam no sucesso do preparo.

Confira a receita que o Jornal OHoje separou pra ensinar como fazer um delicioso pão de queijo:

Ingredientes:

• 1/2 kg de polvilho azedo

• 1/2 kg de polvilho doce

• 250 ml de leite

• 2 tabletes de manteiga (ou margarina)

• 4 ovos grandes

• 400g de queijo Minas ralado grosso

• 4 colheres de queijo parmesão ralado grosso

• 2 xícaras de queijo provolone ralado grosso

Modo de preparo:

1. Ferva o leite com a manteiga (ou margarina), escalde os polvilhos e sove bastante

2. Acrescente os ovos e sove, novamente

3. Adicione os queijos e o sal a gosto (lembrando que os queijos já possuem sal)

4. Enrole e asse

Veja Também