Amor animal: estudo mostra que cães ‘choram de felicidade’ quando reencontram donos

A pesquisa foi feita medindo a quantidade de lágrimas sob as pálpebras dos pets durante os reencontros

Postado em: 23-08-2022 às 17h53
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Amor animal: estudo mostra que cães ‘choram de felicidade’ quando reencontram donos
A pesquisa foi feita medindo a quantidade de lágrimas sob as pálpebras dos pets durante os reencontros | Foto: Reprodução

Um estudo inédito publicado na revista científica Current Biology mostrou que cães são capazes de ‘chorar de felicidade’ ao reencontrarem seus donos. Segundo os pesquisadores, a produção de lágrimas está ligada à presença de oxitocina, o hormônio do amor.

A pesquisa foi feita medindo a quantidade de lágrimas sob as pálpebras dos pets com um teste chamado Schirmer. Depois de um período de cinco a sete horas de separação, a quantidade de lágrimas aumentou significativamente após cinco minutos de reencontro com o dono.

“Nunca havíamos ouvido sobre animais que derramam lágrimas em situações felizes, como ao se reencontrarem com o dono”, declarou Takefumi Kikusui, da Universidade japonesa de Azabu, um dos autores do estudo.

Continua após a publicidade

A reação pode ser um recurso evolutivo, que beneficiou os animais ‘mais emotivos’ a receber maiores cuidados. “É possível que os cães que mostram olhos marejados durante as interações façam com que sejam mais cuidados”, resaltou Kikusui. Esse fenômeno também pode ser identificado em bebês.

Domesticados como nenhum outro animal, os cães desenvolveram habilidades específicas para se comunicar, conforme frisou a pesquisa em questão. Agora, os estudiosos pretendem investigar se os cachorros também produzem lágrimas quando encontram outros animais.

Leia também:

Veja Também