Viralizou: vídeo mostra inseto ‘zumbi’ caminhando com o corpo já em decomposição

As imagens mostram o inseto, que parece ser uma cigarra, caminhando em um gramado com a parte dorsal do corpo vazia, já sem os órgãos

Postado em: 25-08-2022 às 12h01
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Viralizou: vídeo mostra inseto ‘zumbi’ caminhando com o corpo já em decomposição
As imagens mostram o inseto, que parece ser uma cigarra, caminhando em um gramado com a parte dorsal do corpo vazia, já sem os órgãos | Foto: Reprodução

Cenas agonizantes de um inseto “zumbi” em estado de decomposição viralizaram nas redes sociais essa semana. As imagens mostram o inseto, que parece ser uma cigarra, caminhando em um gramado com a parte dorsal do corpo vazia, já sem os órgãos. A causa da anomalia é um parasita capaz de infectar insetos e comandar o comportamento deles até a morte.

O parasita foi descrito como sendo um ‘fundo controlador de mente’ na descrição da publicação. “Um inseto zumbi. Ao mesmo tempo em que não está vivo, também não está morto. Um grande número de fungos controladores de mente leva os insetos a assumirem os comportamentos mais estranhos para espalhar seus esporos e infectar mais insetos para sobreviver”, explicou a publicação feita no Twitter. Assista:

Leia também: Importância dos insetos na economia

Segundo cientistas, alguns insetos chegam a apresentar comportamentos suicidas quando infectados pelos parasitas, como é o caso grilo europeu conhecido como Nemobius. Quando infectado pelos “vermes-crina-de-cavalo”, o grilo inseto é comandado para um salto “suicida” dentro de algum lugar com água, onde o verme escapa para completar o ciclo de vida.

Segundo o entomologista Michael J. Raupp, professor emérito da Universidade de Maryland (EUA), alguns fungos são capazes de transformar qualquer inseto em um zumbi. Esse é o caso de um patógeno chamado Eryniopsis lampyridarum, capaz de parasitar besouros-soldado, onde se multiplica e assume o controle do sistema nervoso e muscular do inseto.

“O fungo faz com que o besouro-soldado marche para as folhas superiores de uma planta. Lá o besouro se prende a uma folha com suas mandíbulas e morre”, explica o cientista. O fungo então eclode do cadáver, lançando seus esporos para novas vítimas.

Formiga morta atingida por fungo | Foto: Reprodução

Veja Também