22% dos homens nunca fizeram testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis

O levantamento também mostrou que 44,8% fazem testes uma vez ao ano, e outros 22% a cada seis meses

Postado em: 01-09-2022 às 18h47
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: 22% dos homens nunca fizeram testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis
O levantamento também mostrou que 44,8% fazem testes uma vez ao ano, e outros 22% a cada seis meses | Foto: Reprodução

Uma pesquisa feita em um aplicativo de encontros mostrou que 22% dos homens entrevistados mencionaram nunca terem feito testes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). O levantamento também mostrou que 44,8% fazem testes uma vez ao ano, e outros 22% a cada seis meses.

A pesquisa se soma ao o Dia Mundial da Saúde Sexual, comemorado no dia 4 de setembro, como forma de conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde sexual e da saúde reprodutiva. Dois temas que ainda estão cercados de muitos tabus, desafios e desinformações.

Para Silvia Rubies, diretora de comunicação e marketing do app Gleeden para Espanha e América Latina, o fato de 22% dos homens nunca terem feito um teste para IST’s reflete a falta de informação, divulgação e também disponibilidade de clínicas locais para que as pessoas possam se testar. “Além disso, grande parte das pessoas acredita que, se não tiverem sinais visíveis nos órgãos sexuais, estão saudáveis, quando existe a possibilidade de serem portadores de muitas doenças que não apresentam sintomas”, ressalta Silvia.

Continua após a publicidade

Dessa forma, quando perguntados se já tiveram algum tipo de doença sexualmente transmissível, 67% dos entrevistados afirmaram nunca terem sido infectados, enquanto 33% responderam que tiveram o problema em um passado distante, sendo, deste total, 33% mulheres e 67% homens. Sobre a atual situação da sua saúde sexual, 44% responderam que está muito boa e 56% relataram estar boa.

Leia também: Goiás registra 2.853 casos de infecções sexualmente transmissíveis

Exames de rotina

Em relação aos exames de rotina, 44% dos usuários do aplicativo Gleeden disseram se consultar com um ginecologista/proctologista pelo menos uma vez ao ano (25% mulheres e 75% homens), enquanto 11% (homens) vão ao médico a cada seis meses. Já 44% dos entrevistados, todos homens, só buscam ajuda médica quando há um problema específico.

Quanto à proteção e uso de camisinhas, os usuários se mostraram bastante conscientes: 100% revelaram utilizar preservativo durante as suas relações sexuais (11% mulheres e 89% homens).

Veja Também