Apple lança iOS 16 para iPhones nesta segunda-feira; veja novidades e aparelhos compatíveis
Entre as principais mudanças estão a tela de bloqueio, que vai permitir mais personalização e o recurso de fotos
Usuários do iPhone podem baixar e instalar, a partir desta segunda-feira (12), a partir das 14h (horário de Brasília), o novo iOS 16. A nova versão do sistema operacional da Apple traz um visual remodelado para a tela de bloqueio e novas funções, como a possibilidade de ler textos em vídeos. No entanto, o foco mesmo desse iOS está na personalização.
A data de lançamento da atualização para todos os usuários foi anunciada na última quarta-feira (7), durante o evento de anúncio da nova linha iPhone 14. O iOS 16 pode ser instalado nos seguintes iPhones:
- iPhone 14, 14 Plus, 14 Pro e 14 Pro Max
- iPhone 13, 13 mini, 13 Pro e 13 Pro Max
- iPhone 12, 12 mini, 12 Pro e 12 Pro Max
- iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max
- iPhone XS e XS Max
- iPhone XR
- iPhone X
- iPhone 8 e 8 Plus
- iPhone SE (2ª geração ou posterior)
Como atualizar
- Quando estiver disponível, o iOS 16 deverá aparecer como recomendado em notificações do próprio sistema. No entanto, caso isso não aconteça, basta fazer o seguinte caminho:
- Inicie o aplicativo “Ajustes” do iPhone
- Selecione a opção “Geral”
- Toque em “Atualização de Software” e aguarde o sistema buscar pelo update
- Nessa mesma tela, toque em “Instalar Agora” e aguarde o processo finalizar
Novidades
1 – A tela de bloqueio passa a ter papéis de parede personalizados, como fotos em efeito multicamadas, e imagens de satélite do planeta terra em tempo real. É possível ver a formação de nuvens no oceano. E a localização (país, por exemplo) muda de acordo com a localização do usuário.
2 – Ainda na tela de bloqueio, o usuário pode alterar a fonte e a cor da data e hora, bem como adicionar novos widgets para clima, anéis de atividade, eventos de calendário e muito mais. Empresas de avião pretendem criar aplicações com informações de voo já disponíveis na tela de bloqueio. As notificações foram redesenhadas para surgirem de baixo para cima, deixando a visão da tela bloqueada personalizada livre.
3 – Usuários têm 15 minutos após o envio para editar uma mensagem e dois minutos para desfazer o envio dela. Uma mensagem pode ser alterada até cinco vezes.
4 – O novo sistema traz a volta do percentual de bateria, como antigamente.
5 – O chamado “Texto ao Vivo” usa a inteligência artificial para reconhecer textos (como telefones) em imagens de fotos e vídeos. Os usuários podem pausar o vídeo em qualquer quadro e selecionar o texto, por exemplo. O “Texto ao Vivo” também adiciona uma função que oferece aos usuários maior interatividade, como a conversão de moedas e tradução de textos.
6 – Há a chamada “fototeca compartilhada do iCloud”. No app de fotos, é possível escolher e enviar fotos para essa Fototeca Compartilhada automaticamente. Cada usuário da Fototeca Compartilhada pode acessar, excluir, editar ou adicionar fotos e vídeos aos favoritos.
7 – É possível adicionar no modo “Foco” aplicativos como Calendário, email e mensagens.
8 – Usuários podem manter pressionada uma parte da imagem para destacá-la do fundo e colocá-la em apps como o Mensagens.
9 – A Apple lançou a versão “pague depois” dentro de sua solução de pagamentos “Apple Pay”. A empresa disse que vai funcionar com todos os aplicativos. Com a solução, será possível parcelar em até quatro vezes, sem juros.
10 – Há o “Safety Check”, recurso que se destina a proteger pessoas em relacionamentos abusivos. A ideia é ajudar os usuários a gerenciar o acesso e as senhas de aplicativos. O recurso pode ajudar pessoas em relacionamentos abusivos a cortar mais facilmente os laços com um parceiro abusivo em todos os dispositivos.