Primeiro cão robô da América do Sul fará apresentação em Goiânia neste fim de semana

A tecnologia é pioneira na América do Sul, desenvolvida no Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) da UFG

Postado em: 23-09-2022 às 12h30
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Primeiro cão robô da América do Sul fará apresentação em Goiânia neste fim de semana
A tecnologia é pioneira na América do Sul, desenvolvida no Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) da UFG | Foto: Divulgação

Goiânia receberá neste fim de semana a apresentação do Bitdog, o primeiro cão robô da América do Sul, criado pelo Centro de Excelência em Inteligência Artificial da UFG (CEIA). O ‘pet’ robótico fará interações com o público neste sábado (24), das 10h às 13h30, no Araguaia Shopping.

A população terá a oportunidade de conhecer e saber mais sobre a tecnologia desenvolvida pelo Centro de IA, que no futuro poderá ser utilizada em áreas públicas, comerciais e residenciais. Segundo os idealizadores do robô, o Bitdog pode ser utilizado para monitoramento de segurança, resgate de vidas, entregas e uma série de outras ações tecnológicas.

Estudantes do primeiro Bacharelado de Inteligência Artificial na Universidade Pública no país vão operar o robô e serão responsáveis por informar a comunidade sobre a tecnologia inovadora.

Continua após a publicidade

Leia também: O perigo dos deepfakes: Inteligência Artificial detecta vídeos falsos com 98,5% de precisão

Desenvolvimento tecnológico

Foto: Divulgação

O quadrúpede integra a plataforma de desenvolvimento para diferentes tipos de aplicação do Centro de Excelência em Inteligência Artificial. A função inteligente do cão robô é capaz de monitorar e fiscalizar os serviços petroquímicos, elétricos, ferroviários e industriais. Ele pertence ao Laboratório de Veículos Autônomos do Centro de IA.

A tecnologia é pioneira na América do Sul, desenvolvida no Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) da UFG. Lançado em 2019, o CEIA é o 1º Centro de Inteligência Artificial no Brasil resultado de uma aliança entre a Universidade Federal de Goiás, setores público e privado. Pioneiro em inovações no país, o Centro de IA produz tecnologias relevantes para diversos segmentos da sociedade, empregando técnicas, pesquisas acadêmicas e conhecimentos de Inteligência Artificial (IA).

Veja Também