Sebrae tem rede de apoio e ações para o mês do empreendedor

Com programação gratuita, o Sebrae aposta na oferta de até 90% de desconto no valor de consultorias em gestão e tecnológicas

Postado em: 05-10-2022 às 06h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Sebrae tem rede de apoio e ações para o mês do empreendedor
Com programação gratuita, o Sebrae aposta na oferta de até 90% de desconto no valor de consultorias em gestão e tecnológicas | Foto: Wagner Pereira

Por: Vinícius Marques

Alda de Assis Lima, 61, é artesã há 12 anos e iniciou seu empreendimento na Feira do Cerrado. Após o término de um casamento de 30 anos, Alda se viu em uma situação de desespero, sem emprego, dinheiro ou auto estima, e dependendo da família para sobreviver. Foi quando, com a ajuda da irmã, aprendeu o artesanato do que chama de “acessórios naturais”.

Após um tempo comercializando suas peças na feira conheceu o Sebrae que oferecia cursos e ajuda aos feirantes. A partir de então, conta como seu negócio deu uma alavancada e seus processos foram otimizados. “Eu sabia onde queria chegar, mas não sabia como, o Sebrae sabia como me orientar e foi muito importante para mim e meu negócio” comemora a artesã.

Continua após a publicidade

Goiás tem hoje, cerca de 630 mil pequenos negócios, número que corresponde a 91% de todas as empresas no Estado, entre Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP). Essas empresas geram números expressivos na economia estadual, sendo responsáveis pela geração de 70% dos empregos em Goiás e 55% de toda a massa salarial. Hoje, 61% da força de trabalho em todo Estado de Goiás está nos pequenos negócios, movimentando 35,5% do PIB empresarial de Goiás.

Justamente por causa desses números, o Sebrae convocou a imprensa nesta terça-feira (4) para anunciar o lançamento de várias ações em comemoração ao mês da Micro e Pequeno Empresa. Serão oito edições da Feira do Empreendedor espalhadas em todo estado e todas com entradas gratuitas.

Os eventos acontecerão nas cidades de Caldas Novas, Aparecida, Luziânia, Jussara, Anápolis, Goianésia e Quirinópolis. Entre as atividades previstas, estão a capacitação em diversas áreas da gestão e atendimento de profissionais do Sebrae e parceiros, além de palestras de alto impacto.

Além das edições municipais, será realizado, entre os dias 7 e 11 de outubro, a Feira do Empreendedor Nacional com programação on-line na plataforma Sebrae Experience e presencial, em São Paulo.

O grande atrativo para esse ano é a programação gratuita, mas o Sebrae está apostando mesmo na oferta de até 90% de desconto no valor de consultorias em gestão e tecnológicas, através do Sebraetec.

Consultorias

As consultorias em Gestão são customizadas para a necessidade de cada pequeno negócio, em diversas áreas da administração de uma empresa: atendimento, compras e estoques, finanças, pessoas, marketing, planejamento e vendas.

Alda sempre participa da Feira do Empreendedor e conta como foi enriquecedor para seu negócio o apoio e as consultorias contratadas. “Já tive orientações com 4 pessoas ao mesmo tempo, cada uma no seu ramo, me mostrando como eu deveria fazer para melhorar meus processos”, relembra.

Hoje, Alda se diz uma empreendedora de sucesso e comemora que suas peças estão sendo expostas inclusive em duas novelas da Rede Globo, além de participar de eventos e ministrar oficinas em outros estados e outros países.

O objetivo, segundo o diretor superintendente do Sebrae Antônio Carlos de Souza Lima Neto, é levar a bandeira do empreendedorismo para dentro do Estado. “O Sebrae já está presente nos 246 municípios goianos, quer seja por agências, pontos de atendimento junto a parceiros ou agentes da entidade, porta a porta. A descentralização da Feira do Empreendedor segue o mesmo princípio de alcançar os pequenos negócios, onde eles estiverem”. Segundo ele, a expectativa é atender mais de 8 mil empreendedores goianos no total dos eventos de outubro.

Antônio Carlos enfatiza que as feiras do empreendedor sempre representam uma excelente oportunidade para bons negócios, formalização, orientações para a gestão em diversas áreas, ou mesmo para sanar dúvidas de quem quer empreender. Além disso, os eventos trazem muito conhecimento, por meio da programação de capacitações.

Palestras gratuitas

Diversas palestras estão previstas para as 8 edições no Estado, entre as principais está o comediante e palestrante, Marcelo Marrom, que estará presente em seis das oito cidades, com a palestra: “Não durma antes de sonhar”,

Também está confirmado o ex-catador de latinhas que se tornou fundador da JR Diesel, a maior empresa da América Latina em reciclagem e desmontagem de veículos, Geraldo Rufino.

Ciro Botino, considerado o mais famoso vendedor televisivo do país, trará a palestra: “Vender, vender, vender”, em apresentação única em Quirinópolis. Por fim haverá um espetáculo/treinamento: “A loja – como encantar o seu cliente”, com dicas de aplicações práticas e eficazes nas rotinas diárias de um vendedor ou uma loja da abordagem ao fechamento de uma venda.

Parceria

O Sebrae Goiás também estabeleceu parceria com o Banco do Brasil, na divulgação da oportunidade MPE Week 2022.

A MPE Week é um movimento que visa conectar pequenos negócios a milhões de consumidores, por meio de um portal de ofertas gratuito, entre os dias 03 a 28 de outubro.  

Os detalhes sobre a participação estão no endereço:  https://www.bb.com.br/site/campanhas/mpe-week/

Serviço:

APARECIDA DE GOIÂNIA – 04 a 07/10

Local: No Anfiteatro Municipal Cantor Leandro, durante a Feira da Criatividade

LUZIÂNIA – 05 a 07/10

Local: Centro de Convenções

CALDAS NOVAS – 05 a 07/10

Local: Centro de Convenções da Rodoviária

GOIÂNIA – 18 a 20/10

Local: Mega Moda Park e Sede Sebrae 

JUSSARA – 18 a 20/10

Locais: Câmara Municipal / CEPI Dom Bosco / UEG. 

QUIRINÓPOLIS – 20 a 22/10

Palácio da Cultura Sodino Vieira Carvalho (Teatro Municipal)

ANÁPOLIS – 26 a 28/10

Local: Hotel Intercity

GOIANÉSIA – 26 a 28/10

Locais: Pátio da Prefeitura/ Auditório da Prefeitura/ Auditório da Faculdade Evangélica 

Veja Também