Explosão destrói parcialmente ponte estratégica que liga Rússia à Crimeia

Governo ucraniano comemorou destruição de via essencial para a conexão dos russos com a Ucrânia

Postado em: 08-10-2022 às 08h35
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Explosão destrói parcialmente ponte estratégica que liga Rússia à Crimeia
Governo ucraniano comemorou destruição de via essencial para a conexão dos russos com a Ucrânia | Foto: Reprodução / Twitter

Uma explosão destruiu parcialmente a ponte de Kerch, que liga a Crimeia a Rússia continental, neste sábado (08/10). A via rodoviária e ferroviária é essencial para o transporte de abastecimento e de tropas russas na invasão à Ucrânia. Alguns analistas internacionais acreditam que a ação se tornou um golpe de ambições do presidente russo Vladimir Putin. 

A causa da explosão ainda é incerta, segundo o Comitê de Investigação Russa. Até o momento, o que se sabe é que as chamas tomaram conta de caminhões-tanque de um trem que cruzava a ponte. A via foi inaugurada por Putin, que gastou 4 bilhões de dólares para simbolizar, em 2018, que a Rússia era realmente dona da Crimeia, região ucraniana.
O porta-voz de Kremlin, Dmitry Pskov , afirma que um caminhão explodiu e destruiu parcialmente a ponte. Ainda não se sabe se houve mortos ou feridos. O presidente da Câmara Baixa do parlamento russo, a Duma, chamou o evento de “um ato de guerra”.

A anexação ilegal, aliás, se tornou uma das bases para a invasão russa iniciada em fevereiro deste ano. Pela importância estratégica e histórica, a explosão foi comemorada pelo governo ucraniano em Kiev.

Veja também: Repórter resgata mulher de inundação durante passagem do furacão Ian na Flórida

Veja Também