Air France e Airbus vão a julgamento 13 anos após desastre aéreo

Será a primeira vez que empresas francesas são julgadas por "homicídio involuntário" após o acidente aéreo

Postado em: 10-10-2022 às 11h27
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Air France e Airbus vão a julgamento 13 anos após desastre aéreo
Será a primeira vez que empresas francesas são julgadas por "homicídio involuntário" após o acidente aéreo | Foto: Agência Brasil

Treze anos após o acidente com o voo Rio-Paris que matou 228 pessoas, a Airbus e a Air France serão julgadas a partir desta segunda-feira (10), na capital francesa. O processo vai até o dia 8 de dezembro

O acidente do voo AF447, ocorreu no dia 1° de junho de 2009. A aeronave caiu 3 horas e 45 minutos após a decolagem e causou a morte de 216 passageiros e 12 tripulantes. Em 5 de julho de 2012, a BEA, a agência civil francesa que realizou a investigação, divulgou o relatório final sobre a catástrofe, responsabilizando os pilotos pela perda do controle do Airbus A330.

Os presidentes de ambas as empresas ficaram em silêncio na frente de um juiz de Paris enquanto as autoridades liam os nomes de todas as 228 pessoas que morreram quando o voo desapareceu durante uma tempestade noturna ao sair do Rio de Janeiro a caminho de Paris em 1º de junho de 2009.

Continua após a publicidade

Foto: Reprodução/Gonzalo Fuentes

Após uma busca de dois anos pelas caixas-pretas do A330 usando submarinos remotos, os investigadores descobriram que os pilotos responderam de forma equivocada a um problema envolvendo sensores de velocidade congelados e caíram em queda livre sem responder aos alertas.

Especialistas dizem que os papéis relativos a erro do piloto ou do sensor serão fundamentais para o julgamento, expondo uma batalha que dividiu a elite aeronáutica da França.

Veja também:

Veja Também