Datas e tradições: o que você não sabia sobre o dia das crianças

Veja algumas curiosidades sobre o dia 12 de outubro que você, provavelmente, não sabia.

Postado em: 11-10-2022 às 17h04
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Datas e tradições: o que você não sabia sobre o dia das crianças
Veja algumas curiosidades sobre o dia 12 de outubro que você, provavelmente, não sabia. | Foto: reprodução

O dia mais esperado pela criançada, com certeza, é o dia das crianças! Muito presente, muita risada e alegria. Crianças brincando pela cidade, lojas promovendo eventos e promoções especiais. Ter um dia do ano reservado aos pequenos, faz com que eles se sintam especiais e cheios de atenção. Veja algumas curiosidades sobre o dia 12 de outubro que você, provavelmente, não sabia.

20 de novembro

O dia universal das crianças é comemorado no dia 20 de novembro, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Neste dia, em 1959, foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança e, três décadas depois, nesta mesma data, foi adotada a Convenção sobre os Direitos da Criança.

Este dia tem o intuito de promover a união internacional, a conscientização entre as crianças do mundo inteiro e a melhoria da qualidade de vida dos pequenos.

Continua após a publicidade

12 de outubro

Desde 1920, este dia é comemorado no dia 12 de outubro, no Brasil, quando o deputado federal Galdino do Valle Filho levou a ideia de criar um dia em homenagem às crianças à Câmara. A data foi oficializada em 1924.

Tradição dos presentes

A tradição de presentear a garotada no dia 12 de outubro surgiu apenas em 1960, quando empresas de brinquedos e produtos para bebês lançaram a promoção “Semana do bebê robusto”. O resultado saiu conforme o esperado: as vendas foram excepcionais. Desde então, a data é explorada pelos comerciantes como mais uma oportunidade de promover o consumo. Esta é a segunda data mais importante para o varejo, ficando atrás somente do natal e do dia das mães.

Outras datas e tradições

A maioria dos países adotam o dia 20 de novembro como dia das crianças, mas, assim como o Brasil, alguns países escolheram outras datas para celebrar este momento especial.

China – comemorado no dia 5 de maio.

Japão – para os meninos, comemora-se no dia 5 de maio e para as meninas, no dia 3 de março. Estes dias são marcados por exposições de bonecos.

Turquia – comemorado no dia 23 de abril, o intuito do dia das crianças na Turquia é presentear os pequenos e realizar passeios em família, assim como no Brasil.

Portugal – comemorado no dia 1 de junho.

Moçambique – também comemorado no dia 1 de junho, mas, em Moçambique, a data foi escolhida porque, em 1943, neste dia, forças nazistas exterminaram centenas de crianças. Por esse motivo, a data comemorativa tem o objetivo de incentivar a reflexão e o estímulo à proteção infantil.

Nova Zelândia – comemorado no último domingo de outubro, o dias das crianças na Nova Zelândia não tem relação com o comércio, pois a tradição de presentear é descartada. Neste país, o intuito da celebração é passar um tempo de qualidade com a família, em amorosa comunhão.

Índia – comemorado no dia 12 de novembro, mesmo dia que completa mais um ano de comemorações a Jawahrial Nehru, líder da ala socialista no congresso nacional indiano durante e após o esforço da Índia para a independência do império britânico.

O que mais é comemorado no dia 12 de outubro?

O descobrimento da América e o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, são comemorados no dia 12 de outubro também. Devido à padroeira do Brasil, o dia 12 de outubro é feriado nacional.

Leia também:

Veja Também