Quadro ‘Moça com brinco de pérola’ sofre ato de vandalismo de ativistas

A obra que está localizada no museu Mauritshuis em Haia e sofreu vandalismo por parte de ativistas ambientalistas, nesta quinta-feira (27/10).

Postado em: 27-10-2022 às 13h25
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Quadro ‘Moça com brinco de pérola’ sofre ato de vandalismo de ativistas
De acordo com as autoridades, três prisões foram realizadas no local | Foto: Reprodução/ Twitter

A onda de protestos em museus na Europa continuam sendo realizados. Desta vez, o quadro ‘Moça com brinco de pérola’ do artista holandês Johannes Vermeer foi a vítima. A obra que está localizada no museu Mauritshuis em Haia e sofreu vandalismo por parte de ativistas ambientalistas, nesta quinta-feira (27/10).

De acordo com as autoridades, três prisões foram realizadas no local. No entanto, o relato para a emissora ‘NOS’ não recebeu detalhes.

Os atividades usavam uma camisa do grupo Just Stop The Oil, organização que vem realizando atos de protesto ao redor do território europeu. Apesar do ataque, a obra de arte não foi danificada. Confira:

Continua após a publicidade

O grupo responsável por todos esses ataques diz que luta para que o Reino Unido suspenda o uso de gás e óleo.

Ao todo, até o momento foram três atos de vandalismo. Na segunda-feira (24), eles jogaram uma torta na estátua de cera do Rei Charles III no museu Madame Tussauds. Já no domingo (23), o quadro de Monet na Alemanha foi atingido por um purê de batata. E começo do mês, o quadro ‘Girassóis’ de Vang Gogh, recebeu sopa de tomate. Todos as obras são protegidas por um vidro de proteção.

Veja Também