Astrônomo dá possível explicação para “luzes não identificadas” no céu do Rio Grande do Sul; assista

O fenômeno tem sido reportado por responsáveis por voos comerciais desde a última sexta-feira (4)

Postado em: 10-11-2022 às 09h19
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Astrônomo dá possível explicação para “luzes não identificadas” no céu do Rio Grande do Sul; assista
O fenômeno tem sido reportado por responsáveis por voos comerciais desde a última sexta-feira (4) | Foto: Reprodução/ Twitter

Luzes não identificadas intrigam pilotos de avião que circulam pelo céu de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. O fenômeno tem sido reportado por responsáveis por voos comerciais desde a última sexta-feira (4). Para explicar o fenômeno, um astrônomo explicou o que pode estar causando as ocorrências. 

De acordo com Marcelo Zurita, da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, as luzes não identificadas podem ser reflexos do Sol em painéis de satélites. “A hipótese que a gente está trabalhando e que me parece mais coerente é a que a gente chama de ‘flyers de satélite’, reflexos da luz do Sol nos painéis de satélites que passam a milhares de quilômetros de distância. Eles acabam refletindo a luz do Sol diretamente na direção do observador e acaba gerando essa condição rara da gente observar esse fenômeno”, explicou Zurito à imprensa.

O piloto e diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Diego Barrionuevo, no entanto, refutou a primeira teoria. Diego chegou a conclusão de que os pilotos sabem direcionar satélites e outros objetos especiais não identificados. “Satélites, é bem comum a gente observar as luzes passando no céu, ainda mais agora com essa constelação de satélites que foi enviado para o céu. É bem comum”, afirmou. 

Continua após a publicidade

A Força Aérea Brasileira (FAB) emitiu um comunicado à imprensa, no qual busca tranquilizar a população: ” Nos últimos dias, o controle do espaço aéreo ocorreu dentro da normalidade, e não houve registro de ocorrência aeronáutica no Rio Grande do Sul”. A FAB afirmou ainda que nenhum objeto foi identificado ou capturado pelos radares de defesa do espaço aéreo brasileiro. Assista:

Veja: Furacão chega à costa da Flórida e fecha aeroportos e parques

Veja Também