O que é o feriado da Proclamação da República?

Há 133 anos, os militares do exército retiraram Dom Pedro II do trono, marcando o fim da monarquia no país, iniciando o governo de república no país

Postado em: 15-11-2022 às 14h00
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: O que é o feriado da Proclamação da República?
Há 133 anos, os militares do exército retiraram Dom Pedro II do trono, marcando o fim da monarquia no país, iniciando o governo de república no país | Foto: George Campos/ USP Imagens

Nesta terça-feira (15) o Brasil celebra o feriado da Proclamação da República. Há 133 anos, os militares do exército retiraram Dom Pedro II do trono, marcando o fim da monarquia no país, iniciando o governo de república no país.

Assim, em 1889 aconteceu o levante militar, com o apoio de uma parcela da população, contra a monarquia brasileira. Uma das figuras importantes e líderes desse movimento foi o Marechal Deodoro da Fonseca, que mais tarde se tornou o primeiro presidente do Brasil.

Quem proclamou a República no Brasil?

Um fato que poucas pessoas sabem é que a proclamação não foi feita de fato pelo Marechal Deodoro da Fonseca. No di 15, a proclamação foi feita pelo abolicionista e vereador afrodescendente, José do Patrocínio, em uma sessão da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

A proclamação da república foi fruto de uma crise monárquica, iniciada em 1870, após a Guerra do Paraguai e da incapacidade de atender as demandas que foram surgindo na sociedade. Os militares se sentiam pouco valorizados e reclamavam dos salários baixos e, também queriam a permissão para se manifestar politicamente, o que era proibido.

O Brasil também enfrentava uma grande crise econômica depois de ter utilizado o dinheiro para financiar a guerra ocorrida no Paraguai. Essas insatisfações se converteram no movimento republicano que, após lutas, manifestações e desentendimentos, realizaram o golpe que colocou fim na monarquia no Brasil.

Quando o dia 15 de Novembro se tornou feriado?

A Proclamação da República se tornou feriado nacional no dia 14 de janeiro de 1890, por um decreto presidencial. Nessa data, o Decreto nº 155-B, a primeira lei, determinava um dia para celebrar a pátria brasileira, reconhecendo o dia 15 de novembro como feriado em todo o país.

Alguns relatos históricos afirmam que essa lei foi uma das muitas que legitimaram a recém-instaurada república no Brasil, garantindo que a data e o regime republicano ficasse guardada na mente das pessoas.

Em dezembro de 2002, a Lei nº 10.607, lista todos os feriados nacionais, e o 15 de Novembro está entre eles.

Veja Também