Morre Isabel Salgado, ícone do vôlei brasileiro

Ex-atleta havia sido anunciada nesta segunda-feira (14), como integrante do grupo de transição do governo Lula

Postado em: 16-11-2022 às 10h37
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Morre Isabel Salgado, ícone do vôlei brasileiro
Ex-atleta havia sido anunciada nesta segunda-feira (14), como integrante do grupo de transição do governo Lula | Foto: Reprodução

Morre nesta quarta-feira (16), a ex-jogadora de vôlei de praia Isabel Salgado, aos 62 anos. A ex-atleta foi acometida de uma gripe que se agravou, levando a um quadro de síndrome aguda respiratória. Ela estava bem até a semana passada, segundo relato de amigos. A morte foi confirmada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

“Fiz uma call com ela na segunda-feira. Ela estava super gripada. Falei para ela ir ao hospital, ela me disse que já tinha ido e testado negativo para Covid. Na segunda a noite foi dormir e passou  muito mal, Deixou para ir para o hospital Sírio na terça de manhã. Quando acordou na terça já estava bem pior. Internou no Sírio já no CTI. Detectaram uma bactéria que já tinha tomado todo o pulmão. Foi entubada e teve uma parada cardíaca às 4h da manhã de hoje”, escreveu a produtora. 

Perfil

Isabel foi a primeira jogadora de destaque no vôlei feminino brasileiro. A carioca começou a carreira nas categorias de base do Flamengo. Com 16 anos, a jogadora já era titular do clube rubro-negro e não tardou a chegar à seleção brasileira, levando o Brasil aos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980.

Continua após a publicidade

Ela foi pioneira quando se tornou a primeira mulher brasileira a jogar profissionalmente no exterior, mesmo sendo uma novidade em uma época em que o vôlei começava a se profissionalizar no Brasil. Depois, a jogadora abriu caminho para o vôlei de praia no país, sendo a primeira no Circuito Mundial, quando a modalidade chegava ao programa olímpico. 

A ex-jogadora é mãe dos atletas Maria Clara Salgado, Carolina Solberg e Pedro Solberg, além de Pilar e de Alison, que adotou em 2015. Isabel formou dupla com Maria Clara e Carolina. Depois, se dedicou a fazer parte da gestão das carreiras dos filhos atletas.

Veja Também