Jornalista Fernando Gabeira deve participar de palestra sobre natureza e cidade em Santo Antônio de Goiás

Evento tem como proposta estimular o diálogo com a comunidade a respeito da natureza e da cidade

Postado em: 16-11-2022 às 18h00
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Jornalista Fernando Gabeira deve participar de palestra sobre natureza e cidade em Santo Antônio de Goiás
Imagem: Paulo Dourado

Áreas verdes nas cidades são fundamentais para se garantir a qualidade da vida humana e também o equilíbrio ambiental no meio urbano. Com sua importante função de reduzir efeitos da poluição e dos ruídos, agem diretamente na redução da temperatura e na velocidade dos ventos, além de influenciarem no balanço hídrico e ajudarem na permeabilidade do solo.

Para poder estimular o diálogo com a comunidade a respeito do debate sobre natureza e cidade e contribuir para o avanço da cooperação entre comunidade acadêmica entre profissional que o Parque Cultural Florata recebe, no dia 18 de novembro, o jornalista Fernando Gabeira no seminário “Jornada de Estudos Brasileiros: a natureza e a cidade”.  Além do jornalista, o arquiteto Robson de Almeida, diretor do Museu do Amanhã no Rio de Janeiro e ex-presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a arquiteta e paisagista Yara Hasegawa, formuladora da criação do Instituto de Desenvolvimento Urbano de Goiás – INDUR, e o arquiteto Luís Fernando Teixeira, um dos responsáveis pelo traçado da cidade de Palmas (TO) e profissional goiano com dezenas de projetos de desenvolvimento urbano em Goiás e no Brasil compõe a mesa.

O engenheiro e professor da UFG, Wolnei Unes, explica que a jornada irá trazer a importância dos parques para as cidades, algo que tornou-se uma marca de Goiânia em todo território nacional. Considerada a cidade dos parques, 60 espalhados pelos bairros, de acordo com a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), que contribuem também para que a capital goiana tenha 94 metros quadrados de área verde por habitante – 8 vezes a mais do que recomenda a Organização das Nações Unidas (ONU). A capital goiana é a cidade brasileira com mais de um milhão de habitantes mais verde do País, segundo o IBGE.

Continua após a publicidade

“Curiosamente, no passado, quando o desenvolvimento urbano era associado aos arranha-céus e avenidas movimentadas, os goianienses tentavam negar essa característica tão intrínseca às suas origens. Mas foi justamente esse atributo, a abundância de natureza que tornou seu maior valor, reconhecido nacionalmente”, comenta o organizador

O evento será realizado das 9h às 18h no Paque Cultura Florata e é uma realização do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade Federal de Goiás (CEB|UFG) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), com o apoio da Sociedade Cultural Elysium e do Instituto Biapó. A participação é gratuita mediante inscrição prévia. 

Além dos diálogos, também contará com o lançamento da cartilha “Restaurando a Natureza” e do livro “O bosque e a cidade”. Os interessados podem conferir a programação completa e fazer sua inscrição gratuita no site: www.parqueflorata.com.br.

Veja Também