Dia do Biomédico: profissão está entre as áreas que mais crescem no país

Goiás tem cerca de 3 mil profissionais biomédicos inscritos no Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região

Postado em: 18-11-2022 às 09h27
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Dia do Biomédico: profissão está entre as áreas que mais crescem no país
Goiás tem cerca de 3 mil profissionais biomédicos inscritos no Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região | Foto: Reprodução

No próximo dia 20 de novembro será comemorado o Dia do Biomédico no Brasil. Considerada uma das profissões que mais crescem atualmente, a biomedicina foi regulamentada há mais de 40 anos e ainda é considerada uma área de atuação relativamente nova se comparada a outras. A profissão tem 37 habilitações, ou seja, especialidades que permitem ao biomédico atuar de forma ampla, diferenciada e representativa.

Goiás tem cerca de 3 mil profissionais biomédicos inscritos no Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3). Como forma de homenagear a categoria pela data, o Conselho instalou outdoors em pontos estratégicos onde tem unidades de atendimento, como forma de exaltar a profissão e o profissional.

A terceira região incorpora os estados de Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso e o Distrito Federal, onde o Conselho Regional tem trabalhado em prol do fortalecimento da profissão por meio de diferentes ações. Uma das atribuições do CRBM-3 trata-se da Fiscalização, responsável por coibir a atuação irregular de profissionais e de empresas.

Continua após a publicidade

“O nosso trabalho tem um compromisso primeiro com a sociedade, garantindo as boas práticas que trazem segurança à saúde da população”, afirma o presidente do CRBM-3, Renato Pedreiro Miguel. Atualmente, há diferentes canais de denúncias disponíveis para os cidadãos, sendo o principal no portal da entidade.

O CRBM-3 se mantém próximo também à comunidade acadêmica e os estudantes. A cada ano são dezenas de participações em congressos, seminários, semanas científicas e visitas, oportunidades para esclarecer sobre a importância do papel do conselho profissional. “Esta é uma importante ação desenvolvida”, completa Renato Pedreiro para quem a prática profissional biomédica deve ser motivo de orgulho.

Leia também: Com baixa no estoque, Biomédico fala sobre os mitos e verdades da doação de sangue

Veja Também