Twitter encerra política de combate à desinformação sobre Covid-19

Medida deve retomar mais de 11.000 contas banidas

Postado em: 30-11-2022 às 08h34
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Twitter encerra política de combate à desinformação sobre Covid-19
Medida deve retomar mais de 11.000 contas banidas | Foto: Getty Images

O Twitter informou nesta terça-feira (29/11) o encerramento de sua política de combate a desinformação sobre a Covid-19. “Desde 23 de novembro de 2022, o Twitter não está mais aplicando a política sobre informações enganosas relacionadas à Covid-19”, anunciou a rede social em nota.

Entre janeiro de 2020 e setembro de 2022, o plataforma suspendeu mais de 11.000 contas devido a desinformação sobre as medidas de combate a Covid e removeu quase 100.000 conteúdos que violavam as regras de segurança, segundo estatísticas publicadas pelo Twitter.

A política era aclamada por profissionais médicos: em diversos comunicados para plataformas de tecnologia. Entre os profissionais, o cirurgião geral dos EUA, Dr. Vivek Murthy, citava as regras do Twitter como um exemplo do que as empresas deveriam fazer para combater a desinformação.

Continua após a publicidade

O Twitter não apareceu para anunciar formalmente a mudança de regra. Em vez disso, alguns usuários viram, na noite de segunda-feira, uma nota adicionada à página do site que descreve sua mais “nova” política.

“A partir de 23 de novembro de 2022, o Twitter não está mais aplicando a política de informações enganosas da Covid-19”, dizia a nota.

Musk prometeu restaurar muitas contas do Twitter anteriormente banidas ainda esta semana. É possível que entre as contas restauradas estejam algumas das 11.000 retiradas pelas antigas regras de desinformação da Covid, no Twitter.

Veja também: Musk faz enquete sobre restabelecer perfil de Trump no Twitter: “Voz do povo, voz de Deus”

Veja Também