Fifa rejeita pedido de Zelensky para se pronunciar no final da Copa

A ideia era oferecer um link de vídeo aos torcedores no estádio do Catar, para passar uma "mensagem de paz mundial"

Postado em: 16-12-2022 às 11h30
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Fifa rejeita pedido de Zelensky para se pronunciar no final da Copa
A ideia era oferecer um link de vídeo aos torcedores no estádio do Catar, para passar uma "mensagem de paz mundial" | Foto: Reprodução

A Fifa negou no último domingo (18), pedido do presidente ucraniano Volodymyr Zelenski para compartilhar uma “mensagem de paz mundial” antes do início da final da Copa do Mundo. A ideia de Zelensky era oferecer um link de vídeo aos torcedores no estádio do Catar, antes do jogo, e ficou surpreso com a resposta negativa da empresa. 

O pedido, embora pouco frequente, não surpreende. Kiev tentou diversas vezes após o início da guerra na Ucrânia, usar grandes eventos mundiais, independentemente de seu tema, para manter os holofotes globais.

“Achamos que a FIFA queria usar sua plataforma para um bem maior”, disse uma fonte do escritório de Zelenski, à CNN. No entanto, as negociações entre a Ucrânia e o órgão regulador do esporte ainda estão em andamento, acrescentou.

Continua após a publicidade

Zelensky apareceu em todos os meios de comunicações possíveis, desde a cúpula do G20 até o Grammy e o Festival de Cinema de Cannes. Ele também deu entrevistas a diversos jornalistas e artistas famosos, incluindo Sean Penn e David Letterman, empregando o charme e o conhecimento de mídia que desenvolveu na indústria do entretenimento para aumentar apoio para a Ucrânia.

A FIFA, no entanto, deixa claro que faz de tudo para manter as mensagens políticas fora de seu torneio no Catar. “Somos uma organização global e não discriminamos ninguém”, enfatiza.

Veja Também