Hugol precisa de doações de sangue A- e O-

Reservas estão em estado crítico, segundo o hospital

Postado em: 27-12-2022 às 09h58
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Hugol precisa de doações de sangue A- e O-
Reservas estão em estado crítico, segundo o hospital (Foto: Hugol)

O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) precisa de sangue tipo A negativo (A-) e O negativo (O-). Segundo a unidade, as reservas estão em estado crítico por causa da diminuição das doações em decorrência das festividades de final de ano.

Biomédico supervisor do Banco de Sangue do Hugol, Wilson Moreira Torres Junior cita que há uma redução drástica de doadores no fim do ano. Segundo ele, justamente nesse período ocorre o aumento pacientes politraumatizados que precisam de bolsas de sangue.

“O hospital não para. No final do ano, devido as festividades e viagens de férias, temos muitos acidentes e o Hugol é referência em atendimentos de urgência. Então, a demanda aumenta muito nessa época, mas as doações diminuem. É uma conta que nem sempre fecha, por isso precisamos da mobilização de toda a sociedade, principalmente nessa época”, pede ajuda a sociedade.

Continua após a publicidade

Aqueles que quiserem doar, devem ir ao banco de sangue do Hugol, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30. No sábado, é possível fazer a doação de 7h às 12h.

O doador precisa se sentir bem e saudável; ter entre 16 e 69 anos; pesar mais e 50 kg; e apresentar documento com foto. Segundo o Hugol, idosos só podem doar se a primeira doação tiver ocorrido antes dos 60 anos. Menores com 16 e 17 anos também podem participar, mas precisam de autorização dos pais.

Mais informações e agendamento pelos telefones (62) 3270-6661 e (62) 3270-6662.

Veja Também