Papa Emérito Bento XVI morre aos 95 anos

Primeiro papa a renunciar em quase 600 anos de história da Igreja Católica; Joseph atuou por apenas 8 anos

Postado em: 31-12-2022 às 08h04
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Papa Emérito Bento XVI morre aos 95 anos
Primeiro papa a renunciar em quase 600 anos de história da Igreja Católica; Joseph atuou por apenas 8 anos | Foto: Reprodução

O Papa Emérito Bento XVI morreu neste sábado (31), aos 95 anos, após passar por uma piora repentina de saúde nos últimos dias. Morte foi anunciada pelo Vaticano. “É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informações serão fornecidas o mais breve possível”, escreveu o perfil de notícias no Twitter.

A saúde do papa vinha se deteriorando nos últimos anos. O Vaticano havia dito nesta sexta-feira (30) em um comunicado que sua condição era grave, mas estável, com atenção médica constante. Desde a renúncia, em 10 de fevereiro de 2013, o teólogo alemão vivia em um pequeno mosteiro no Vaticano.

Após o gesto marcante, os quase oitos anos de comando da Igreja Católica também foram marcados por textos teológicos e escândalos de disputas políticas e vazamentos de documentos do Vaticano – os chamados Vatileaks.

“Houve tempos difíceis, mas sempre Deus me guiou e me ajudou a sair, de modo que eu pudesse continuar o meu caminho”, disse ele no seu aniversário de 90 anos.

Nome religioso

Joseph Ratzinger nasceu em 16 de abril de 1927 na cidade de Marktl, mas passou boa parte da infância e adolescência em Traunstein, perto da fronteira com a Áustria. De família humilde e o mais novo de três irmãos, entrou para o seminário aos 12 anos. Mais tarde, fez doutorado em teologia na Universidade de Munique.

Ele foi escolhido papa no dia 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo 2°, no mesmo ano. Ortodoxo, Ratzinger era conhecido por transitar entre os conservadores com mais facilidade e um dos favoritos para a sucessão papal, mesmo não sendo oficialmente a sua vontade.

O nome adotado por ele foi o de Bento XVI. Na ata da audiência geral, publicada no site oficial do Vaticano, ele explicou. “Quis chamar-me Bento XVI para me relacionar idealmente com o venerado pontífice Bento XV, que guiou a Igreja num período atormentado devido à Primeira Guerra Mundial”, disse ele.

“Ele foi um profeta corajoso e autêntico de paz, e comprometeu-se com coragem infatigável primeiro para evitar o drama da guerra e depois para limitar as consequências nefastas”, completou.

São Bento também é o padroeiro da Europa e fundador da Ordem Beneditina.

Veja Também