Golpe do brinde: entenda golpe em que criminosos prometem presentes para pegar dados das vítimas

Confira como evitar ser mais uma vítima do crime

Postado em: 14-01-2023 às 09h29
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Golpe do brinde: entenda golpe em que criminosos prometem presentes para pegar dados das vítimas
Confira como evitar ser mais uma vítima do crime | Foto: Reprodução

Recebeu uma mensagem sendo convidado para participar de sorteios ou brindes, cuidado: a Polícia Civil alerta para o golpe do brinde, crime que vem vitimando goianos. Segundo informações dadas pela corporação, os criminosos abordam as vítimas de forma amigável por meios diversos, seja de forma virtual ou presencial e prometem brindes em troca de dados pessoais.

A corporação explica que os tipos de brindes ofertados são muitos e podem ser objetos do dia a dia, como perfumes e acessórios. Entre os dados solicitados para a aplicação do golpe estão: Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); Registro Geral (RG); telefone pessoal; endereço e foto de identificação.

De acordo com a polícia, a partir da solicitação, os criminosos podem cometer diversos crimes. “Após pegar todos esses dados, ele [o suspeito] tira uma foto da pessoa e com isso abre contas bancárias, consegue cartões de crédito, crédito consignado, contrata empréstimos, faz um verdadeiro escarcéu na vida dessa vítima”, é o que explica o delegado Paulo Ludovico, que já investiga casos similares.

Continua após a publicidade

Saiba como evitar o golpe

Para evitar ser mais uma vítima do golpe do brinde, a Polícia Civil dá as seguintes dicas:

  • Não repasse dados ou fotos pessoais a pessoas desconhecidas;
  • Não tire fotos em celulares de pessoas desconhecidas ou suspeitas;
  • Caso for informado que ganhou algum brinde, cheque a informação para saber se o prêmio realmente existe e se quem está ofertando é confiável;

Além disso, o delegado reforça que, caso a pessoa caia no golpe do brinde, procure a delegacia mais próxima e denuncie.

Veja também: Morador de Roraima faz review de restaurante onde Bolsonaro gastou R$ 109 mil

Veja Também