Pesquisadores descobrem nova espécie de tatu no pantanal

O tatu-de-rabo-mole-grande possui a característica de 50 cm de comprimento e pesa em média 5 quilos

Postado em: 26-01-2023 às 10h47
Por: Sabrina Vilela
Imagem Ilustrando a Notícia: Pesquisadores descobrem nova espécie de tatu no pantanal
Pesquisadores descobrem nova espécie de tatu no pantanal | Foto: Instituto de Conservação de Animais Silvestres/Divulgação

Um grupo de pesquisadores do Mato Grosso do Sul do Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS) descobriu uma nova espécie de tatu-de-rabo-mole-grande. Já havia incidência dessa espécie em regiões de Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pampas e agora no Pantanal.

Foram cerca de 10 anos de pesquisa até que essa espécie pudesse ser encontrada além de 16 mil quilômetros percorridos. Durante esse período foram registrados 12 ocorrências da espécie, dessas oito são pertencentes ao Pantanal, nas cidades de Miranda e Aquidauana, ambas em Mato Grosso do Sul.

O tatu-de-rabo-mole-grande possui a característica de 50 cm de comprimento e pesa em média 5 quilos. Para a descoberta, os biólogos Matheus Ian de Oliveira, Gabriel Fávero Massocato e Arnaud Desbiez foram usadas armadilhas fotográficas, animais mortos e trabalhos em campo.

Continua após a publicidade

Esse animal é raro de ser visto na natureza, por isso dos 12 registros captados , apenas um foi de avistamento de trabalhos em campo, sete de armadilhas fotográficas e quatro de carcaças de animais mortos.

Leia também: Pesquisa mostra que coronavírus pode ser detectado em lágrimas

Veja Também