Ícones da música que nunca ganharam um Grammy

A premiação, que ocorreu neste domingo (5), é criticada constantemente criticada por esnobar artistas renomados

Postado em: 06-02-2023 às 17h48
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Ícones da música que nunca ganharam um Grammy
Ícones da música que nunca ganharam um Grammy | Foto: Grammy/ Divulgação

No Grammy 2023, que aconteceu neste domingo (5), o nome brasileiro que se destacava na premiação era o de Anitta. Tendo iniciado a carreira no funk carioca e criando diversos hits na música pop, a artista se tornou uma das brasileiras de maior projeção internacional, e disputava na categoria ‘Artista Revelação’.

“(…) A cidade aqui gira em torno do Grammy. Vocês não têm noção. É bizarro. A minha categoria é uma das mais importantes. E é muito nervosismo. A gente está começando agora os primeiros eventos, as participações e eu tenho vários eventos pra ir essa semana. Antes do evento, eles fazem muitas festas, muitos eventos, muitas coisas e eu vou estar em grande parte deles. Então, a gente começa agora um pouco dos compromissos e agora, sim, está dando um superfrio na barriga”, disse Anitta através de um vídeo nas redes sociais.

Por mais que o Grammy seja a maior e mais bem-conceituada premiação no mundo da música, alguns artistas que marcaram a História nunca ganharam o prêmio. Separamos uma pequena lista com 5 grandes artistas que nunca ganharam um Grammy.

Continua após a publicidade

Janis Joplin

Tendo alcaçado a fama inicialmente como vocalista da Big Brother the Holding Company, Janis Joplin explodiu mesmo em carreira solo. A cantora foi – e ainda é – um símbolo do rock psicodélico. Porém, a fama não foi o suficiente para a premiação.

Janis chegou a ser indicada nas categorias ‘Melhor Performance Vocal Pop, Feminino’ e ‘Melhor Performance Vocal de R&B, Feminino’ na 14ª edição do prêmio, mas não saiu vitoriosa.

Jackson 5

O grupo formado pelos carismáticos irmãos Jackson era atração por onde passava! O quinteto foi incluído no Hall da Fama do Rock em 1997 – quando já não estavam em atividade.

Com a liderança vocal de Michael e a competência dos instrumentistas fizeram do grupo um dos maiores ícones dos anos 60 até meados da década de 1980.

O grupo foi indicado duas vezes ao prêmio: Em 1970 na categoria ‘Best Contemporary Vocal Performance By A Duo, Group Or Chorus’ e em 1975 na categoria ‘Best R&B Vocal Performance By A Duo, Group Or Chorus’, mas, não levou a estatueta para casa.

Jimi Hendrix

O talentosissímo guitarrista, popular por sua irreverência e talento, Jimi Hendrix teve sua imagem eternizada por performances marcantes, como a execução do hino americano em Woodstock ou até mesmo quando ateou fogo em sua guitarra, em um festival em Monterey.

Durante sua carreira, Jimi foi indicado ao prêmio somente em uma única oportunidade, na categoria ‘Melhor Performance Instrumental Contemporânea’ justamente pela execução do hino em 1970.

Em 1992, Hendrix foi agraciado com um prêmio póstumo. No entanto, hoje, Jimi Hendrix é considerado por muitos críticos como o maior guitarrista da História.

Bob Marley

A voz e cara do reggae elevaram a projeção da Jamaica mundo afora. Membro do grupo musical Bob Marley and the Wailers, chamou atenção para causas como a legalização da maconha em uma época dura e conservadora contra os narcóticos.

Mesmo nunca tendo sido indicado ao prêmio em vida, um de seus álbuns mais famoso, Catch a Fire, entrou para o hall da fama do Grammy em 2010.

Queen

Quem conhece a magnitude da banda não imagina que um dos grupos mais populares nunca tenha ganhado o prêmio. Bohemian Rhapsodu foi indicado na categoria ‘Best Arrangement for Voices (Duo, Group or Chorus)’ e o single em ‘Best Pop Vocal Performance by a Duo, Group or Chorus’ em 1977. Apesar de ser um dos grandes clássicos do rock, não venceu.

Além disso, a banda também foi indicada com Another One Bites the Dust na categorai ‘Best Performance by a Dup, Group with Vocal’ em 1981, mas não saiu vitorioso. Em 2018, po conta da cinebiografia do conjuto, a banda foi agraciada com um Grammy honorário.

Veja Também