Número de nascimentos em Goiás é a menor dos últimos 11 anos, aponta IBGE

Trindade e Val Paraíso são munícipios que registram maiores quedas

Postado em: 17-02-2023 às 11h13
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Número de nascimentos em Goiás é a menor dos últimos 11 anos, aponta IBGE
Trindade e Val Paraíso são munícipios que registram maiores quedas | Foto: Banco de Imagens/ iStock

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (16), que a quantidade de nascimentos em Goiás registrou o menor índice desde 2010. O levantamento usou como base o estudo de Estatísticas do Registro Civil. 

Segundo levantamento, nasceram 89.852 bebês em Goiás em 2021. A última vez que um número menor que 90 mil nascimentos foi registrado, havia sido em 2010, quando foram contabilizados 87,3 mil bebês. 

“A pandemia de Covid-19 mexeu muito com a parte demográfica do país. Quando a demografia faz seus estudos, desenvolve projeções baseadas em um cenário mais ou menos estável. Mas o número de nascimentos ficou muito abaixo do que a própria projeção do IBGE indica e o número de óbitos, muito acima”, observa a gerente da pesquisa, Klívia Brayner.

Continua após a publicidade

Segundo dados da pesquisa, os municípios goianos com maior queda de nascimentos são Trindade com 9,7%, Valparaíso de Goiás com 6,9%, Goiânia com 4,3%, Senador Canedo com 2,6% e Rio Verde com 1,3%. 

A pesquisa também aponta para os meses em que mais bebês nasceram no estado. A maior parte dos goianos tiveram filhos em março, abril e maio. Os meses registrados  com menores registros são fevereiro, agosto e novembro.

Foto: Divulgação/IBGE

Veja também: Conab aponta queda no preço da cebola no atacado após aumento da oferta no sul do país

Veja Também