Quinta-feira, 28 de março de 2024

7 livros para crianças se apaixonarem pela leitura

Obras que estimulam o hábito e a imaginação das crianças

Postado em: 24-02-2023 às 18h15
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: 7 livros para crianças se apaixonarem pela leitura
7 livros para crianças se apaixonarem pela leitura | Foto: iStock/ LightFieldStudios

Os leitores apaixoados sabem que não existe nada melhor do que ler, por exemplo, sobre o oceano e imaginar tão bem o mar que quase dá pra se sentir as ondas salgadas. Para uma criança, descobrir essa sensações é algo incrivelmente mágico e importante. Por isso, separamos sete obras incríveis que continuam marcando a vida de crianças de diferentes épocas, com personagens e enredos atemporais.

Confira a lista:

O pequeno príncipe – Antoine de Saint-Exupéry

Nesta obra clássica, que encanta crianças e adultos, os leitores conseguem encontrar uma magia que é possível ver poquíssimas vezes na vida. Com sutileza e sabedoria, um pequeno príncipe nos conta a história de sua flor, planeta e a própria história.

Continua após a publicidade

Foto: Amazon/ Divulgação

Vinte mil léguas submarinas

O aparecimento de uma criatura desconhecida acaba provocando preocupação e curiosidade. Um grupo embarca em uma expedição para tentar encontrar respostas, mas acabam sendo atacados e três homens são lançados ao mar. Aronnax, Conseil e Ned Land são resgatados pelo suposto monstro – que na verdade é um submarino. A bordo, o capitão Nemo, quer mantê-los como prisioneiros para sempre. Mas o professor de história natural, Aronnax, acaba se fascinando com as maravilhas encontradas no fundo do mar.

Foto: Amazon/ Divulgação

O mágico de Oz

Um ciclone acaba atingindo a casa onde Dorothy vive com os tios e seu cachorrinho, Totó, e são levados pala ventania e acabam parando na Terra de Oz. Lá, Dorothy acaba fazendo novos amigos e vive histórias fantásticas e precisa encarar seus próprios medos.

Amazon/ Divulgação

A invenção de Hugo Cabret

Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris no auge da década de 1930. Atravessando passagens secretas, Hugo cuida dos gigantescos relógios do local. A sobrevivência do garoto depende de seu anonimato: ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto.

Foto: Amazon/ Divulgação

O meu pé de laranja lima

A pobreza, a solidão e o desajuste social vistos pelos olhos de uma ingênua criança de seis anos. Nascido em uma família pobre e numerosa, Zezé é um menino especial, que envolve o leitor ao revelar seus sonhos e desejos, por meio de conversas com o seu pé de laranja lima, encontrando nele a sua alegria de viver.

Foto: Amazon/ Divulgação

Alice no país das maravilhas

O universo lúdico de uma menina chamada Alice continua atraindo fãs em todo o mundo. Ao seguir um coelho branco e cair em um mundo de fantasia, a pequena garota acaba despertando a curiosidade e interesse de todos – inclusive dos leitores.

Foto: Amazon/ Divulgação

O menino do dedo verde

Era uma vez Tistu…Um menino diferente de todo mundo. O pequeno deixava impressões digitais que provocaval o reverdecimento e a alegria. As façanhas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, um divino dom do céu.

Foto: Amazon/ Divulgação

Veja Também