Túnel secreto é descoberto em Grande Pirâmide de Gizé

A descoberta foi anunciada pelo Ministro do Turismo do Egito na quinta-feira (2)

Postado em: 03-03-2023 às 16h08
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Túnel secreto é descoberto em Grande Pirâmide de Gizé
Túnel secreto é descoberto em Grande Pirâmide de Gizé | Foto: iStock/ WitR

Pesquisadores declararam ter encontrado um túnel de nove metros de profundidade e dois metros de largura escondido dentro da Grande Pirâmide de Gizé. A descoberta foi anunciada pelo Ministro do Turismo do Egito na quinta-feira (2).

A descoberta é fruto do projeto Scan Pyramid Missions, iniciado em 2015 que junta pesquisadores egípcios, canadenses, franceses e japoneses. Sua proposta é usar alta tecnologia – como drones com scanners de tecnologia 3D, termografia infravermelha, múons (partículas de energia que penetram objetos), termografia modulada, fotogrametria e laser – para observar o interior das pirâmides de uma forma não-invasiva.

O trabalho neste túnel começou em 2015, quando os pesquisadores notaram que no local havia uma temperatura mais elevada em relação ao resto da estrutura. Isto fez com que eles começassem exploração no local.

Continua após a publicidade

Mesmo sem saber os fins para que esse corredor, que está na pirâmide que pertenceu ao faraó Khufu (“Quéops” em grego) era utilizado, os pesquisadores acretidam que a investigação levará a relevações muito importantes.

Características do túnel encontrado

De acordo com Mostafa Waziri, chefe do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, o túnel é horizontal e tem um teto triangular, sugerindo que houve uma preocupação em aliviar a carga sobre a sua estrutura. “Mas uma grande dúvida paira sobre se este corredor foi criado para aliviar o peso na entrada (principal) ou aliviar a carga em um espaço ainda a ser descoberto. O trabalho de digitalização continuará a descobrir mais segredos”, afirmou Waziri para repórteres. 

Foto: Ministério de Antiguidades do Egito

O arqueólogo e ex-Ministro de Antiguidades do Egito, Zahi Hawass, disse à imprensa que a revelação do túnel é “a maior descoberta do século”. Isto porque é a primeira vez, em 186 anos, que uma equipe de arqueólogos confirmou a existência de um novo espaço dentro da maior pirâmide do país.

“Esta incrível descoberta promete desvendar os segredos da Grande Pirâmide como nunca antes. É o maior mistério de todos os tempos. Por mais de 4.500 anos, o mundo tentou desvendar os segredos da estrutura mais enigmática do mundo”, acrescentou Hawass.

Sobre a pirâmide

A Grande Pirâmide de Gizé é considerada a última maravilha sobrevivente do mundo antigo. Ela foi construída há cerca de 4.500 anos, durante o reinado do faraó Khufu, para que sevisse como seu túmulo. Até a construção da torre Eiffel, no século XIX, a pirâmide possuia o posto de construção mais alta do mundo.

Para a construção do monumento, que tem 137 metros de altura, 10 mil homens teriam sido encarregados do serviço – há quem acredite que as pirâmides são obras de extraterrestres. Antes do anúncio do novo túnel, só haviam sido descobertas três câmaras dentro da pirâmide: a Câmara Real, com os restos do faraó; a Câmara Secreta; e a Câmara da Rainha.

A evolução trazida pelo projeto Scan Pyramid Missions consiste na possibilidade de explorar internamente o espaço sem que haja riscos de destruição, que causariam uma perda inestimável para a humanidade.

Veja Também