Pai se joga na frente de cobra letal e salva a vida de filha de dois anos

O homem conta que a menina tem dois anos e brincava na garagem quando uma cobra-marrom entrou no cômodo e se preparava para 'dar um bote'

Postado em: 14-03-2023 às 09h45
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Pai se joga na frente de cobra letal e salva a vida de filha de dois anos
O homem conta que a menina tem dois anos e brincava na garagem quando uma cobra-marrom entrou no cômodo e se preparava para 'dar um bote' | Foto: Reprodução/Jake Coombe e Peter Woodard

Um homem australiano foi parar no hospital após ser picado por uma cobra peçonhenta enquanto salvava sua filha do ataque. O ‘herói’, chamado Jake Coombe, conta que a menina tem dois anos e brincava na garagem quando uma cobra-marrom entrou no cômodo e se preparava para ‘dar um bote’.

Ao perceber o animal, Jake afastou a criança do ataque, mas não conseguiu evitar uma picada no pé.

Entenda

O pai mora em Adelaide, na Austrália, e contou ao site The Messenger como “sentiu algo errado” e começou a procurar a filha na casa, após fazer um passeio nas imediações com a família.

Continua após a publicidade

Foi aí que ele encontrou o predador de frente para Alba, a filha do casal. “Talvez teria sido uma história diferente se Alba tivesse pegado [a cobra]. Antes eu do que ela, com certeza”, disse Jake ao The Messenger.

Para sorte de Jake, a cobra deu uma mordida sem peçonha, o que salvou a vida dele. Por precaução, ele passou a noite em observação em um hospital.

Pelo ato de coragem, Jake foi chamado de “herói” no Facebook, onde divulgou a história e uma foto dele no hospital.

Segunda cobra mais peçonhenta do mundo

Estudos apontam que a cobra-marrom é responsável por cerca de 60% das mortes humanas causadas por veneno de cobra na Austrália.

De nome científico Pseudonaja textilis, o animal é considerado a segunda cobra com peçonha mais mortal do mundo. Sua picada é fatal, causando a morte da vítima em poucas horas. Uma única gota do seu veneno é suficiente para matar uma pessoa.

Ela se move rapidamente, podendo ser agressiva em certas circunstâncias. Há casos em que persegue seus prováveis agressores e os ataca repetidamente. Seu veneno contém neurotoxinas e coagulantes do sangue.

Felizmente, menos da metade de suas picadas contém toxina. Isso porque, como as demais cobras, elas evitam picar as pessoas, só reagindo ao movimento destas.

Peçonha ou veneno

Ao contrário do que muitos pensam, cobras não são animais ‘venenosos’, mas sim peçonhentos. A confusão ocorre devido aos conceitos de cada termo, que se relacionam à forma como a toxina é produzida e como ela é introduzida no corpo das vítimas, sejam humanos ou presas.

Veneno é uma substância (toxina) que pode ser de origem animal, vegetal ou mineral, porém não é produzida por glândula e não é inoculada por picada. A toxina entra no corpo da vítima através dos tratos digestivo (ao ingerir) ou respiratório (ao respirar) ou por absorção através de um tecido intacto, como a pele ou mucosa.

Já a peçonha é uma substância (uma toxina ou mistura de várias toxinas) de origem estritamente animal, produzida por uma glândula, inoculada nas vítimas ou presas através de um aparato natural do animal (espinhos, dentes e outros). A toxina é injetada no corpo da vítima através da picada na pele antes intacta.

Então, cobras, escorpiões e aranhas são animais peçonhentos que podem inocular peçonha. Só seriam venenosos se, ao comê-los, provocassem envenenamento.

Leia também: Homens solteiros têm duas vezes mais chances de morrer do que casados, diz estudo

Veja Também