Pânico: relembre as principais referências no clássico do terror

Pânico se tornou um filme bem diferente dos slashers que tomaram conta dos cinemas nos anos 70 e 80 graças a sua autoconsciência

Postado em: 16-03-2023 às 19h12
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Pânico: relembre as principais referências no clássico do terror
Pânico: relembre as principais referências no clássico do terror | Foto: Reprodução

O mês de março foi marcado por uma grande estréria: “Pânico 6”. A franquia criou um capítulo novo para as produções de slasher nos anos 1990, e foi responsável pela chegada de filmes como Eu Sei O que Vocês Fizeram no Verão Passado, Lenda Urbana e Premonição. Tudo isso graças à perspicaz do roteiro do primeiro filme, em 1996.

Pânico se tornou um filme bem diferente dos slashers que tomaram conta dos cinemas nos anos 70 e 80 graças a sua autoconsciência. O longa sempre soube que tipo de filme era e logo abraçou a famosa fórmula que é tão conhecida pelos fãs, subvertendo alguns elementos e prestando homenagens às produções que vieram antes dele.

O primeiro filme conta com um personagem que facilita essa comparação para o público: o cinéfilo favorito Randy (Jamie Kennedy). Além de identificar os crimes de Woodsboro utilizando as fórmulas de filmes de terror, ele já jogou na cara dos amigos as principais regras para sobreviver a um deles — azar daqueles que não levaram seus conselhos a sério.

Continua após a publicidade

Mas as homenagens aos clássicos do terro vão muito além das citações de Randy. O blog da DarkSide Identificamos as principais referências aos sucessos do gênero e trouxemos alguns deles aqui.

Quando um Estranho Chama (1979)

A cena de abertura, com a personagem de Drew Barrymore atendendo à icônica e horripilante ligação de Ghostface já começa com uma homenagem a esse filme de 1979. Em Quando um Estranho Chama, uma babá passa a ser atormentada por uma misteriosa ligação… que ela descobre que a chamada foi realizada de dentro de casa.

Halloween: A Noite do Terror (1978)

Pânico não foi o primeiro e nem o último filme a render homenagens ao clássico de John Carpenter, que ditou vária regras para os slashers. Halloween não serve apenas de ambientação para um dos discursos de Randy, mas é mencionado várias vezes ao longo do filme. 

E com razão! Halloween foi um marco importantíssimo para o cinema de terror que merece ser revisitado e estudado sempre que possível.

A Hora do Pesadelo (1984)

Durante a conversa ao telefone com Casey, bem no início do filme, Ghostface engata em uma conversa sobre filmes de terror e pergunta a ela sobre “aquele filme em que o cara tem facas no lugar dos dedos?”, uma referência clara como a água a Freddy Krueger de A Hora do Pesadelo. Casey responde: “Sim, o primeiro, mas o resto foi uma porcaria”. E com essa única frase o filme conseguiu garantir uma homenagem e um shade à franquia.

Carrie, a Estranha (1976)

Sabe aquela hora em que achávamos que Billy tinha morrido e, em seguida, ele revela seu truque de maquiagem fazendo uma referência cinematográfica? “Xarope de milho. A mesma coisa que usaram para o sangue de porco em Carrie, a Estranha.”

Psicose (1960)

Mais uma referência de Billy: “Todos nós damos uma enlouquecida às vezes — Anthony Perkins, em Psicose”. Mas a referência não para por aqui. O nome do Ghostface original é William Loomis, o que muita gente acreditou ser uma homenagem ao Dr. Sam Loomis de Halloween

Porém, o próprio psiquiatra que estudou Michael Myers vem de uma homenagem a um personagem de Psicose: o homônimo Sam Loomis, que era namorado de Marion Crane no início do filme. Ou seja, Pânico conseguiu nos entregar uma referência de outra referência.

Veja Também