Águas Lindas de Goiás é o município com menos domicílios visitados no estado, aponta IBGE

Problema acontece exclusivamente em cidades dormitório

Postado em: 27-03-2023 às 11h59
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Águas Lindas de Goiás é o município com menos domicílios visitados no estado, aponta IBGE
Cerca de 4% dos domicílios no estado estão nesta mesma situação | Foto: Divulgação/ IBGE

Águas Lindas de Goiás é a cidade com menos domicílios visitados pelos recenseadores em Goiás, de acordo com o levantamento mais recente do Instituto Brasileito de Geografia e Estatística (IBGE).  Para que as pesquisas continuem a ser feitas, o órgão federal realiza uma força-tarefa na região.Outros municípios goianos que mais recusam a participação no questionário são Luziânia e Cidade Ocidental. 

De acordo com o instituto, a explicação para a pouca participação dos habitantes se dá porque essas cidades ficam próximas do Distrito Federal e parte dos habitantes trabalham durante o dia em Brasília. Em alguns casos, o problema é a desconfiança ou o desinteresse de participantes da pesquisa. Esses problemas, no entanto, atrasam a conclusão do levantamento. 

Para a finalização do censo, os recenseadores retornaram às regiões neste sábado (25) para tentar contato com os moradores. Essa foi a última tentativa do órgão federal devido a obrigatoriedade da participação na pesquisa ser obrigatória por lei. As pessoas que se recusarem podem receber multa de R$ 1,3 mil. A participação continua sendo exigida mesmo com aplicação de multa.

Continua após a publicidade

Leia também: Goiânia tem a menor inflação entre as capitais no mês de fevereiro, aponta IBGE

Veja Também