Quinta-feira, 28 de março de 2024

Na Tecnoshow, Caiado reforça prioridade ao agro

O governador destacou ações do Estado que garantem produtividade ao setor

Postado em: 27-03-2023 às 13h43
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Na Tecnoshow, Caiado reforça prioridade ao agro
O governador destacou ações do Estado que garantem produtividade ao setor. | Foto: Júnior Guimarães

Com o objetivo de reforçar a parceria do Governo com o setor agropecuário do estado, o governador Ronaldo Caiado (UB) participou, na manhã desta segunda-feira (27/3), da abertura da 20ª edição da Tecnoshow Comigo, realizada em Rio Verde.

Em seu discurso, Caiado anunciou que o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) vai autorizar empréstimos para a agroindústria com o mesmo patamar de juros do setor rural. E destacou ainda as ações da gestão estadual para dar estrutura aos produtores rurais “da porteira para fora”, garantindo que o agro goiano se mantenha competitivo no cenário nacional.

“Há 20 anos, Goiás produzia 11 milhões de toneladas de grãos. Hoje tem previsão de mais de 30 milhões de toneladas. Isso mostra nossa capacidade de expandir fronteiras”, afirmou Caiado. Ao mencionar as dificuldades com distribuição de energia, o maior gargalo vivido pelos produtores rurais goianos, o governador mostrou que tem trabalhado para defender o setor em diversas frentes, como na luta para que a empresa cumprisse o contrato ou deixasse o estado, e ainda na segurança pública, combatendo a criminalidade que em governos anteriores assombrava a zona rural.

Continua após a publicidade

“Estamos dando condição para que o Estado avance, e a agricultura tem uma característica ímpar: deixa renda em cada município onde tem um produtor, melhora a atividade econômica e a qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

A cerimônia de abertura da feira contou com a presença de todos os órgãos e unidades do Estado ligados ao agro, além de parlamentares e da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado. Também acompanhando Caiado, o vice-governador Daniel Vilela ressaltou o esforço para fortalecer a infraestrutura estadual e beneficiar o setor agropecuário.

“O governador Ronaldo Caiado enfrentou dificuldades, mas estabeleceu uma condição fiscal mais adequada no estado e vive, desde o ano passado, um momento de investimento. Fará com que Goiás, muito em breve, recupere esse tempo perdido e esteja à altura de competir na infraestrutura com outros estados”, destacou Daniel Vilela.

Nesta tarde, no estande do Governo de Goiás, será realizada a primeira reunião do Conselho Gestor do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), colegiado que será responsável pela definição e monitoramento das obras que serão executadas com os recursos do fundo.

Programação

De acordo com decreto assinado por Caiado, Rio Verde é a capital simbólica do estado durante a realização da Tecnoshow Comigo. O Governo de Goiás está presente no evento, que continua até sexta-feira (31), com promoção de palestras, atendimento direto ao produtor e oferta de serviços em linhas de crédito, assistência técnica, entre outros. As atividades estão sendo realizadas no estande montado em conjunto com a Prefeitura de Rio Verde.

A expectativa da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo) – organizadora do evento – é receber mais de 130 mil visitantes. Na edição passada, o volume de negócios gerados ultrapassou R$ 10,6 bilhões.

“O produtor acreditou, investiu e vai continuar investindo em conhecimento. E é isso que a cooperativa prega”, afirmou o presidente do Conselho de Administração da Comigo, Antônio Chavaglia. “Ao todo, R$ 100 milhões estão sendo injetados na economia de Rio Verde nesses 30 dias, especialmente nos cinco da feira”, ressaltou o prefeito do município, Paulo do Vale.

Veja Também