Appy garante que agro e prefeitos não perdem receitas com a Reforma Tributária

A Xadrez conversou com o secretário executivo do Ministério da Fazenda e coordenador da proposta de Reforma Tributária

Postado em: 31-03-2023 às 22h08
Por: Wilson Silvestre
Imagem Ilustrando a Notícia: Appy garante que agro e prefeitos não perdem receitas com a Reforma Tributária

Enfim, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio de seu ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou a tão esperada “âncora fiscal”. Agora, as discussões se voltam para a Reforma Tributária, bem mais barulhenta, complexa e que pode tirar o País do histórico atoleiro do crescimento.

Para entender melhor o porquê de tanto barulho sobre essa reforma, a Xadrez conversou nesta sexta-feira (31/3) com o secretário executivo do Ministério da Fazenda e coordenador da proposta de Reforma Tributária, Bernard Appy. Dentre tantos questionamentos de federações empresariais sobre as mudanças, dois assuntos foram destacados: possíveis perdas de lucros no agronegócio e a redução de receitas das prefeituras.

Para o agro, a unificação de produtos aumenta custos de produção. “Não haverá aumento nos custos e muito menos onerar as exportações e, sim, ganhos. Soma-se às vantagens menor incidência de impostos nos produtos vendidos no mercado interno”, tranquiliza Appy.

Continua após a publicidade

Para ele, todos os estudos mostram que a mudança na forma como são cobrados os impostos terá efeito positivo no mercado doméstico, gerando mais postos de trabalho e renda. Da mesma forma, vai ocorrer com os municípios a partir da unificação de cinco tributos em um só: o Imposto sobre Valor Agregado (IVA). “Não haverá perda de receita dos municípios e, sim, justiça na distribuição dos tributos”, assegura.

Veja Também