Alexandrino diz acreditar que a nova âncora fiscal terá ganhos para o País

Do lado político, entre os que acreditam que a proposta vai melhorar a vida econômica do País encontra-se Ismael Alexandrino (PSD)

Postado em: 04-04-2023 às 21h28
Por: Wilson Silvestre
Imagem Ilustrando a Notícia: Alexandrino diz acreditar que a nova âncora fiscal terá ganhos para o País

O Congresso e os setores produtivos se dividem entre otimistas e pessimistas com a proposta da nova ‘âncora fiscal’ apresentada pelo governo Lula/Haddad. Do lado político, entre os que acreditam que a proposta vai melhorar a vida econômica do País encontra-se o deputado federal por Goiás, Ismael Alexandrino (PSD), eleito como vice-líder do ‘blocão’ formado na Câmara pelo MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC como contraponto à oposição ao governo. Essa nova força pró-Lula reúne 172 deputados e pode desequilibrar o jogo a favor do governo.

Questionado pela Xadrez se com um time desses é possível acelerar a aprovação da nova âncora fiscal, Ismael diz acreditar que o debate será bom para que “possamos entregar um texto maduro, que contemple os diversos setores da sociedade. Hoje o bloco tem peso”. “Para onde pender, define a aprovação de matérias importantes como o ‘arcabouço fiscal’ e a Reforma Tributária”, garante.

No entanto, o grupo liderado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, pode ‘melar’ os planos do governo e atrasar outras votações importantes. “O parlamento é a casa do diálogo e os blocos se formam com o objetivo de ouvir e defender os interesses de diversos segmentos. Na tramitação das matérias se constrói o texto mais maduro que contemple toda a sociedade. Assim, o embate respeitoso é salutar no processo democrático, porque daí se constroem consensos”, assegura Alexandrino.

Veja Também