Especialista dá dicas de segurança para previnir acidentes com panela de pressão

Pesquisa sobre cuidados cresceu após caso de explosão em Trindade

Postado em: 08-04-2023 às 10h39
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Especialista dá dicas de segurança para previnir acidentes com panela de pressão
Pesquisa sobre cuidados cresceu após caso de explosão de panela em Trindade | Foto: Divulgação/ iStock

O terror das cozinheiras segue ainda perigosa. A panela de pressão exige alguns cuidados e deve ser usada com atenção para que não promova acidentes. Para evitar o susto como a explosão que aconteceu em uma casa de Trindade na última quinta-feira (6), a especialista e chef de cozinha Cecília Matias listou alguns cuidados primordiais.  

Entenda: Panela de pressão explode e quase atinge família durante o jantar

Cuidados

  • Borracha da tampa: O primeiro cuidado para evitar acidentes é verificar se a borracha da tampa da panela não está  danificada ou rachada para que não atrapalhe a vedação. 
  • Válvula: A válvula deve estar com o pino para poder ouvir o barulho quando pega pressão. É possível ter noção quando está com muita ou pouca pressão a partir do chiado da tampa;
  • Água: A quantidade de água varia de acordo com o alimento preparado. “Não pode colocar nem muita nem pouca água. A maioria das explosões é causada quando a água seca na panela”, destaca Cecília.
  • Temperatura do fogo: após pegar pressão, o correto é usar fogo médio. “Tem gente que coloca o fogo alto e esquece da panela. Ela vira uma bomba mesmo”, pontua.
  • Abrir a panela: Segundo a especialista, após realizar o preparo é preciso deixar a pressão sair sozinha. “Tem pessoas que colocam debaixo de água ou querem soltar a pressão no pino, mas o correto é deixar a pressão sair sozinha, e ter cuidado quando for abrir a panela”, complementa.

A chef de cozinha também ressalta que em caso de escutar algum barulho diferente na panela de pressão , o indicado é desligar o fogo e esperar que a pressão saia sozinha. Ela explica que em caso de traumas ou queimadoras, é preciso lavar a região em água corrente e assim que possível procurar um pronto socorro.

Continua após a publicidade

Leia também: Jovem é preso após ameaçar divulgar nudes de adolescente

Veja Também