Café Fest celebra a bebida no Dia Mundial do Café

A degustação do café gourmet exige paciência e treino, mas é uma atividade enriquecedora

Postado em: 12-04-2023 às 08h55
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Café Fest celebra a bebida no Dia Mundial do Café
Procure casas especializadas e de confiança para ter certeza da origem dos grãos e saborear um café de qualidade | Foto: Divulgação

Tudo começa pelo prazer de vê-lo se misturar uniformemente com a água, passando pelo aroma inconfundível, até o encontro com um sabor forte e atraente. O café é uma das bebidas mais amadas e por seus encantos, conquistou uma parcela da sociedade que leva a sério o processo de degustação. O Brasil é o segundo País que mais consome a bebida e o mercado de cafés especiais tem crescido e conquistado o paladar dos consumidores goianos. Para reforçar essa cultura no Estado, Goiânia recebe até o dia 16 de abril a 3ª edição do Café Fest.

Aprender a degustar um café exige paciência e muito treino. O café é uma bebida extremamente aromática, possuindo mais substâncias olfativas que o vinho ou que o chocolate depois de torrado. Mas não se engane: Não se degusta um café apenas pelo seu aroma, mas também pelos sabores, texturas e cores. Uma experiência gastronômica que ganha espaço entre os admiradores das boas bebidas, chega à Goiânia com o tema ‘Paladar Consciente’. O Café Fest conta com a participação de 20 empresas especialistas, entre cafeterias e torrefações. 

O maior festival de cafés especiais do Centro-Oeste é dividido em duas etapas contemplando todos os públicos, sejam consumidores ou profissionais. O primeiro momento começou no dia 6 de abril com a Rota de Café em Café. Ao todo são 16 cafeterias participantes que criaram pratos usando o café especial como ingrediente ou com a bebida como acompanhamento. Os clientes podem pedir o prato do festival e avaliar por meio de um formulário que está disponível. O lugar melhor avaliado receberá um quadro de menção honrosa. 

Continua após a publicidade

Além disso, a cafeteria que mais vender o prato inscrito no período também será premiada e o criador do prato também. Os estabelecimentos participantes da Rota de Café em Café são: Estação 14; Estação 14 Escola de Barista; Café Carino; Luiz Café Conceito; Café Garoa; A Ilha Café e Aconchego; Bendita Madre Gastronomia; Ópera Café Bistro; Casa Baru; Subverso Coffe; Rensga Café; Popcorn Gourmet Café e Bistro Coffee; Not Black Coffee; Elegia Café; O Pão de Mel da Jú; e Caffè Sospeso.

A segunda etapa será realizada a partir de sexta-feira (14) até dia 16 no Shopping Cerrado. Durante os três dias a entrada será por meio da compra de um passaporte All Day, onde o consumidor terá acesso a palestras, cursos, oficinas, exposição, degustação de cafés e atrações musicais. Isabela Raposeiras do Coffee Lab SP e a jornalista especialista em café Mariana Proença são algumas das palestrantes confirmadas. Cinco fazendas produtoras de cafés especiais também já confirmaram presença no evento expondo seus produtos. 

Na sexta e sábado a programação será das 10h às 20h e no domingo das 11h às 20h. Para o idealizador e organizador do festival, Pablo Jaime, o objetivo é ser um espaço interativo de experiência gastronômica e de acesso à informação, educação, conhecimento e relacionamento entre o público consumidor e profissionais do segmento de cafés de especialidades. “É um festival de caráter sociocultural com livre degustação de diversos cafés especiais e cappuccinos, preparado por baristas”, destaca.

Para adquirir o passaporte All Day, que garante o direito de livre entrada e saída em cada dia de evento, é preciso acessar o site sympla.com.br. Os ingressos, com valor de R$ 25 ou para os três dias do evento R$ 45, também podem ser adquiridos durante o evento. As empresas parceiras que estarão no evento nesses três dias são: Muy Café; King Cafés Especiais; Zancanaro Estate Coffees; Box Café; e Formaggio Mineiro. A realização desta edição do Café Fest é da Abrasel e Sindibares.

O que é um café especial?

No mês de abril, dia 14, é comemorado o Dia Mundial do Café que é a bebida mais consumida no mundo, depois da água. E inegavelmente, de um cafezinho todo mundo gosta. Mas saber mesmo saborear um café gourmet é uma habilidade que se aprende. Para começar, abandone seus preconceitos sobre saborear um café especial. Você não precisa ter conhecimento prévio sobre café, ter feito um curso ou possuir em casa uma coleção de sabores diferentes. Tudo o que você precisa é de um nariz, uma boca e interesse por esse universo.

O café especial é uma categoria de classificação de qualidade, que atesta um café livre de impurezas, livre de defeitos e que resulta em uma bebida rica em atributos sensoriais (aromas e sabores). Já o tradicional é uma junção de muitas matérias e para uniformizar tudo isso ele é exposto a uma torra extremamente alta, por esse motivo traz um sabor amargo e uma coloração preta. Levantamento feito em 2021 pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado aponta que o consumo de cafés especiais no Brasil tem registrado um aumento médio anual de 15%. 

Esse crescimento demonstra uma mudança de hábito no consumidor brasileiro, que está trocando o café preto por um café de melhor qualidade. A degustação do café pode ser uma atividade extremamente enriquecedora: existem tantas variedades e formas de prepara-lo que as possibilidades de degustação são quase infinitas. Mas o ideal é escolher um café de boa qualidade para começar a degustação e lembrar que a forma de preparação também altera as propriedades da bebida. O importante é se abrir e se jogar nessa experiência chamada café!

Veja Também