Alimentação incorreta pode ocasionar problemas emocionais, diz nutricionista

Uma alimentação incorreta e pobre em nutrientes pode ocasionar várias doenças, inclusive problemas emocionais

Postado em: 20-04-2023 às 09h17
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Alimentação incorreta pode ocasionar problemas emocionais, diz nutricionista
Uma alimentação incorreta e pobre em nutrientes pode ocasionar várias doenças, inclusive problemas emocionais | Foto: Divulgação

Todo mundo sabe que uma má alimentação pode trazer vários problemas para a saúde física. Mas, você sabia que isso também interfere na saúde mental? Pesquisas apontam que uma alimentação saudável ajuda na melhora do funcionamento do cérebro e na cognição, reduzindo em até 16% o risco de ter depressão ou ansiedade. A nutricionista do Sesc Goiás, Ana Cristina Pimenta, explicou como cuidar da saúde mental por meio dos hábitos alimentares.

Uma alimentação inadequada pode ocasionar problemas ligados à saúde física e emocional. Segundo Ana Cristina, uma dieta pobre em nutrientes pode aumentar as chances de se obter depressão, ansiedade e vários outros transtornos. Também pode desenvolver diabetes mellitus tipo 2, hipertensão e outras dislipidemias.

Da mesma forma que alguns alimentos protegem a saúde da nossa mente, outros podem prejudicá-la. Por isso, o consumo exagerado desses produtos deve ser evitado, principalmente por indivíduos com transtornos mentais pré-existentes.

Continua após a publicidade

“Alimentos ultraprocessados, contendo corantes, gordura trans e saturada devem ser evitados. De forma geral, alimentos industrializados podem prejudicar a saúde mental, pois eles não oferecem nenhum tipo de vitaminas e nutrientes para nosso organismo”, orienta a nutricionista.

Este pobre perfil nutricional vem sendo associado à maior prevalência de depressão, bem como menor plasticidade neuronal e pior capacidade cognitiva. Essa relação pode se dar por meio de várias vias, que incluem inflamação, estresse oxidativo, prejuízos à microbiota, impacto na adiposidade e desregulação do eixo HPA.

A profissional também chama atenção para as falsas receitas e dietas “infalíveis” que podem ser encontradas na internet. “Evite pesquisar dietas na internet, pois uma alimentação inadequada pode gerar irritabilidade e graves problemas de saúde”, orienta e complementa dizendo que é importante buscar ajuda de um nutricionista. “Somente um profissional capacitado pode montar um plano alimentar de acordo com as necessidades de cada organismo”, ressalta.

Veja Também