Ateliê do Gesto apresenta espetáculo ‘Dança Boba’ e ‘Cru’ no Teatro SESC Centro

Espetáculo carrega o olhar minucioso a partir do universo literário de Guimarães Rosa

Postado em: 05-05-2023 às 08h49
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Ateliê do Gesto apresenta espetáculo ‘Dança Boba’ e ‘Cru’ no Teatro SESC Centro
Espetáculo carrega o olhar minucioso a partir do universo literário de Guimarães Rosa | Foto: Divulgação/ Lu Barcelos

Para celebrar oito anos de trajetória, o Ateliê do Gesto apresentar o espetáculo ‘Dança Boba’ nesta sexta-feira (5) no Teatro SESC Centro. O grupo ainda conta com ‘Cru’ em sua programação dos dias 9 e 10. Todas as apresentações ocorrem às 20h e a entrada é franca. Os ingressos podem ser retirados via Sympla. Os espetáculos demandam uma produção cuidadosa e uma grande energia dos artistas e, por isso, apresentá-los em sequência é um desafio para o grupo. É uma oportunidade do público assistir a diferentes e marcantes trabalhos do Ateliê do Gesto.

Estas apresentações ocorrem em sequência à de ‘Dança Inacabada’, promovida nesta semana. Daniel Calvet e João Paulo Gross, diretores criativos do grupo, querem mostrar um panorama criativo e uma espécie de construção do trabalho ao apresentar esses três espetáculos. “Tínhamos sempre um desejo de apresentar uma sequência dos nossos trabalhos, como se pudéssemos mostrar uma trajetória da nossa pesquisa, uma construção”, comenta João Paulo destacando que o edital da Funarte foi a oportunidade para realizar esse desejo. 

O diretor criativo comenta que essa circulação também é uma oportunidade para fortalecer o grupo, os integrantes enquanto artistas, e aprofundar a relação com os públicos. Por isso, o grupo ainda oferece a oficina ‘Estudos para o Corpo Contemporâneo’ destinada a profissionais, estudantes e amantes do movimento, nos dias 11 e 12 de maio. “Queremos expor e refletir a nossa capacidade de sermos seres pensantes que produzem movimento pelo pensamento e exercício crítico“, comenta o diretor. 

Continua após a publicidade

São anos de muita criatividade, movimentando o cenário artístico do Estado e levando Goiás aos quatro cantos do mundo. O Ateliê do Gesto tem muito a comemorar neste momento em que celebram oito anos. Além dessa circulação, o grupo está de malas prontas para o Panamá. O grupo apresentará o espetáculo ‘O Crivo’ no dia 19 de maio no Festival FAE – Festival de Artes Escénicas, que reúne diversos estilos artísticos como dança, teatro e performance. Eles ainda vão ministrar a oficina ‘Estudos para o Corpo Contemporâneo’. 

Eles ainda celebram o crescimento do grupo, com a aproximação de diversos parceiros, destacando três artistas que se debruçam sobre as questões e práticas artísticas que envolvem os espetáculos do Ateliê: Gleysson Moreira, Isabel Mamede e Thais Kuwae. Para João Paulo Gross, apesar de ser um momento ainda de poucos recursos para a cultura, o grupo está animado com a retomada cultural e acredita que “esse projeto será um combustível para seguir adiante”. 

Depois de apresentar os espetáculos e fazer as oficinas em Goiânia, o grupo segue para Brasília, onde se apresenta no mês de junho. O grupo escolheu Goiânia para receber o projeto por ser casa, o lugar que acolhe o trabalho deles. Já a escolha de Brasília se pauta pelo interesse em se aproximarem mais da Capital, tão perto, mas que não recebe com frequência as produções do grupo. “Brasília é potente culturalmente com um trânsito muito interessante de pessoas de todas as esferas. Tantos artistas e vozes que gostaríamos de estar próximo, ouvir mais e compartilhar nosso fazer”, comenta o diretor criativo.

Veja Também