Covid-19: qual a diferença entre emergência sanitária internacional e pandemia?

A Covid-19 deixou de ser considerada uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), mas continua como uma pandemia. O anúncio foi

Postado em: 05-05-2023 às 11h22
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Covid-19: qual a diferença entre emergência sanitária internacional e pandemia?
O anúncio foi feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira (5/5) | Foto: Marcelo Camargo/ABr

A Covid-19 deixou de ser considerada uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), mas continua como uma pandemia. O anúncio foi feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira (5/5).

“Ontem, o Comitê de Emergência se reuniu pela 15ª vez e me recomendou que eu declarasse o fim da emergência de saúde pública de importância internacional. Aceitei esse conselho. É, portanto, com grande esperança que declaro o fim da Covid-19 como uma emergência de saúde global”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

A Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional é o mais alto título de alerta da organização e foi declarado para o surto do novo coronavírus no final de janeiro de 2020. O alerta, porém, é diferente da classificação de pandemia.

Segundo a líder técnica da OMS, Maria van Kerkhove, em comunicado feito no início do ano, mesmo com o decreto do fim da emergência, o mundo ainda pode ter que lidar por um bom tempo com a pandemia de Covid.

“É muito difícil definir quando você chega num status em que um novo vírus se torna uma pandemia. Já a ideia de declarar uma ESPII é para coordenar uma ação imediata antes que esse evento se torne ainda maior e vire uma pandemia”, disse Kerkhove à época.

Leia também: Covid-19: estudo mapeia contágio hospitalar nas primeiras mortes pela doença no Brasil

Diferença

Conforme as informações da OMS, a ESPII consiste em um protocolo que passa por diversos critérios até ser decretado. A designação é bastante importante para coordenação de esforços de saúde pública internacionais. É também o mais alto nível de alerta da OMS.

Já o termo pandemia é diferente e faz referência a disseminação mundial de uma nova doença, quando vários continentes têm uma transmissão sustentada do surto. Para a OMS, a declaração de uma pandemia é uma caracterização ou descrição de uma situação.

Veja Também