Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Artistas do Basileu França recebem apoio do Governo do Estado

Carolyne Freitas Galvão e Marcos Vinícius Silva vão representar Goiás no ‘International Ballet Competition’, de 6 a 24 de junho

Postado em: 30-05-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Artistas do Basileu França recebem apoio do Governo do Estado
Carolyne Freitas Galvão e Marcos Vinícius Silva vão representar Goiás no ‘International Ballet Competition’, de 6 a 24 de junho

Os bailarinos Carolyne Freitas Galvão e Marcos Vinícius Silva, alunos de Dança do Itego em Artes Basileu França, vão representar o Estado de Goiás no International Ballet Competition, concurso que acontece em Jackson, Mississipi (EUA), de 6 a 24 de junho. Apenas três bailarinos brasileiros foram aprovados para o concurso, sendo dois goianos e alunos do Basileu França. Essa participação só será possível graças ao apoio financeiro do Governo de Goiás, que acredita e investe na formação dos artistas de Goiás.

A bailarina e aluna de Dança do Itego em Artes Basileu França, Carolyne Galvão, agradece o apoio do governo no sentido de dar condições para que ela e o bailarino Marcos Vinícius Silva participem do concurso. “Eu estava muito preocupada porque achei que não ia conseguir viajar com meu colega Marcos Vinícius e minha professora Simone Malta para participar do concurso. Nossa viagem estava dependendo do andamento de um monte de coisas para dar certo. O governador José Eliton ficou sabendo disso e nos deu uma ajuda que foi demais. Nem tenho como agradecer”, afirma Carolyne.


Continua após a publicidade

Competição

O International Ballet Competition, concurso de dança de Jackson, acontece de quatro em quatro anos e recebe somente bailarinos convidados.  Por lá passam estrelas da Escola de Dança do Ballet Bolshoi e de outras importantes companhias. Para a diretora do Itego em Artes Basileu França, Lóide Magalhães, esse incentivo aos jovens artistas de participarem do evento é de vital importância. 

“O Governo de Goiás tem trabalhado de forma intensa para que o nosso estado sirva de modelo na educação profissional, dando total apoio à cultura e permitindo, assim, que nossos artistas sejam reconhecidos no Brasil e no exterior. A arte contribui para o aprendizado, no desenvolvimento físico, cognitivo, social, afetivo e cultural dos cidadãos. Quanto mais escolas profissionalizantes de artes tivermos no estado, maiores serão os benefícios para a sociedade. Agradecemos de coração a sensibilidade e investimentos do Governo de Goiás na educação profissionalizante e na cultura”, salienta a diretora.

O apoio contínuo do Governo de Goiás às artes e à cultura em geral tem possibilitado aos alunos do Basileu França participar de concursos nacionais e internacionais, além de se apresentarem em diversos festivais de dança, música, teatro, artes visuais e circo.

Exemplo disso foi a participação de Carolyne Galvão no Prix de Lausanne 2018, na Suíça, se classificando entre as oito melhores bailarinas. Ela também participou do Youth America Grand Prix (YAGP), de Nova York, um dos principais festivais competitivos de dança do mundo, e do Festival de Moscou, na Rússia, em 2017.

Os alunos do Basileu França têm participado do Youth America Grand Prix há mais de 10 anos. Dos bailarinos goianos que já passaram pelo Festival, cerca de 20 foram contemplados com bolsas e deram continuidade a seus estudos em outras instituições de várias partes do mundo. Além de Nova York, alunos de dança do Basileu França já foram premiados em diversos outros festivais famosos, como: Lausanne (Suíça), Moscou (Rússia), Amsterdã (Holanda), Berlim (Alemanha), Córdoba e Buenos Aires (Argentina), São Paulo e Joinville (Brasil).  

Veja Também