‘Baleias assassinas’ afundam barcos no Mar Mediterrâneo por motivo incomum

Conhecidas como “baleias assassinas”, as orcas estão afundando barcos na Europa sem motivo aparente. Cientistas registraram uma série de ataques de orcas

Postado em: 27-05-2023 às 22h59
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Baleias assassinas’ afundam barcos no Mar Mediterrâneo por motivo incomum
Foto: Reprodução

Conhecidas como “baleias assassinas”, as orcas estão afundando barcos na Europa sem motivo aparente. Cientistas registraram uma série de ataques de orcas e pelo menos três barcos foram afundados e dezenas foram danificados, segundo a imprensa europeia.

Especialista apontam que essa série de ataque pode ter começado com uma orca que morreu atingida por uma embarcação. Ela foi atropelada por um barco, decidiu revidar e depois outras orcas passaram a imitar o comportamento dela.

O fenômeno é observado desde 2020 e apesar de não haver como saber com certeza a razão desse comportamento, a melhor hipótese é a de que um evento traumático tenha desencadeado a atitude agressiva contra embarcações.

Continua após a publicidade

Comportamento foi motivado por trauma

Em 2022 foi publicado um estudo na revista Marine Mammal Science que relata que os “ataques” das orcas contra os barcos começou em 2020.

Um dos autores do estudo, Alfredo López Fernandez, afirmou que em mais de 500 eventos de interação registrados desde 2020, só três navios foram afundados.

A suspeita é de que uma orca fêmea, chamada de White Gladis, sofreu ao colidir com um barco ou armadilha durante a pesca ilegal e passou a ter uma reação extrema ao ver embarcações.

Veja Também