Aparecida itensifica testagem e inquérito sobre a malária, após casos confirmados da doença

A partir da manhã desta segunda-feira (29/5), as atividades de campo iniciarão com o ponto de partida de uma chácara no Bairro Independência

Postado em: 29-05-2023 às 08h13
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Aparecida itensifica testagem e inquérito sobre a malária, após casos confirmados da doença
A partir da manhã desta segunda-feira (29/5), as atividades de campo iniciarão com o ponto de partida de uma chácara no Bairro Independência | Foto: Secom

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove ações e levantamentos para deter o contágio da doença com o apoio do Governo de Goiás e do Ministério da Saúde. A pasta prepara, desde o último dia 23 de maio, um inquérito sobre a malária na região do Bairro Independência, que teve, neste ano, casos confirmados da doença infecciosa.

Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) registrou 39 casos e uma morte por malária em 2023 até o dia 7 de maio deste ano. Os dois primeiros casos de malária em pacientes que se infectaram com a doença sem viajar para fora de Goiás, teriam sido picados pelo mosquito transmissor em uma chácara em Aparecida de Goiânia.

A morte pela doença foi de uma mulher, de 41 anos, em Anápolis. Ela ficou 18 dias internada.

Continua após a publicidade

A partir da manhã desta segunda-feira (29/5), as atividades de campo em Aparecida serão intensificadas, com o ponto de partida às 10h, de uma chácara no Bairro Independência. O objetivo da iniciativa é monitorar a situação e prevenir novos casos de malária, que é transmitida por meio da picada de fêmeas do Anopheles, o “mosquito-prego”, infectadas pelo protozoário Plasmodium.

Atividades

As ações conjuntas têm mobilizado dezenas de profissionais e incluem reuniões técnicas e trabalhos de campo com ações educativas, busca ativa nas residências, mapeamento por drones, testagem e levantamentos epidemiológicos, dentre outras atividades. Os exames feitos na população local são do tipo “gota-espessa” e também teste rápido para diagnóstico da malária.

Estão envolvidos na força-tarefa representantes das Vigilâncias em Saúde de Aparecida e Estadual (Suvisa); das secretarias de Desenvolvimento Urbano (SDU) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade de (Semma) de Aparecida; da equipe técnica da coordenação de Eliminação da Malária do Ministério da Saúde (MS); do Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen); do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (IPTS) e do 7º Batalhão de Bombeiro Militar de Aparecida (7º BBM).

Leia também: Ministério da Saúde lança campanha contra malária

Veja Também