Inscrições para o Encceja 2023 terminam nesta sexta-feira

A participação é voluntária e gratuita para quem não faltou à última edição

Postado em: 02-06-2023 às 10h02
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Inscrições para o Encceja 2023 terminam nesta sexta-feira
A participação é voluntária e gratuita para quem não faltou à última edição | Foto: Reprodução

As incrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2023 terminam nesta sexta-feira (2). A participação é voluntária e gratuita para quem não faltou à última edição.

O processo que começou no dia 22 de maio, deve ser feito pelos interessados pelo portal do Encceja. Podem se inscrever jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino – desde que tenham, no mínimo 15 anos para o ensino fundamental e 18 para o ensino médio.

As provas estão marcadas para o dia 27 de agosto com a divulgação do gabarito no dia 11 de setembro e dos resultados no dia 22 de dezembro. Para obter o certificado, o participante deverá atingir no mínimo 100 pontos em cada uma das provas, em uma escala de 60 a 180. Na redação, é preciso ter nota igual ou acima de 5, segundo divulgado pelo portal.

Continua após a publicidade

Entre as novidades no exame está a inclusão da opção de cartão-resposta ampliado no sistema de inscrição para quem tem deficência visual e correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do especttro autista. Participante travestis, transexuais ou transgêneros com o nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação comprobatória.

Leia também: Lula edita decreto que garante pagamento extra de 50% no valor do Auxílio Gás

Veja Também