Confira as 6 primeiras transmissões coloridas da televisão mundial

Nesse texto você confere alguns momentos que ficaram na memória de muitas famílias ao redor do globo

Postado em: 13-06-2023 às 17h25
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Confira as 6 primeiras transmissões coloridas da televisão mundial
Confira as 6 primeiras transmissões coloridas da televisão mundial | Foto: Warner Bross/ Divulgação

Como telespectadores, conhecemos as transmissões colorida há mais ou menos 80 anos. As primeiras transmissões foram realmente um marco para quem estava acostumado a ter um aprogramação inteiramente em preto e branco.

Mas você sabe como foram as primeiras transmissões coloridas da TV ao redor do mundo e quais os acontecimentos marcantes nessa transição? Nesse texto você confere alguns momentos que ficaram na memória de muitas famílias ao redor do globo.

A primeira demonstração da TV em cores

Em julho de 1928, John Logie Baird, um inventor escocês, marcou seu nome na história ao realizar a primeira transmissão da TV em cores. Ele conseguiu transmitir a cores a peça teatral ‘O homem com um aflor na boca’, de Pirandello. Mas essa novidade, a TV em cores, levou um pouquinho mais de tempo para chegar nos lares.

Continua após a publicidade

Foto: Royal Television Society/ Reprodução

Horário nobre da TV americana

Entre os anos de 1966 e 1967, as três principais redes americanas de televisão começaram a emitir seu horário nobre em cores. Mas nem todas as emissoras estavam preparadas no mesmo nível de tecnologia.

A NBC estava a frente com a tecnologia, pois utilizava câmeras coloridas RCA produzidas dentro da própria empresa. Por outro lado, a CBS usava um sistema mecânico parcialmente capacitado para transmissão a cores.

Foto: Philip I. Nelson/ Antique Radio/ Reprodução

Primeira séria transmitida em cores

A primeira série de TV a ter sua transmissão colorida foi ‘The Marrige’, estrelada por Jessica Tandy e durou 8 episódios, que foram ao ar em 1954. Ela era um aversão em sitcom de um programa de rádio.

Um fato curioso: por mais que a série fosse colorida, seu material promocional ainda era em preto e branco.

Foto: Eileen Darby/ Playbill/ Reprodução

Primeira transmissão na Alemanha

Em 25 de agosto de 1967, teve a inauguração da TV em cores na Alemanha Ocidental. Foi uma transmissão especial com a presença do vice-chanceler Willy Brandt, que deveria apertar o botão no momento exato em que a TV passaria a ser colorida.

No início, tudo corria bem. O vice-chanceler apertou o botão, mas um pequeno erro acabou estragando tudo: um técnico havia mudado o sinal um pouco antes. Inicialmente as pessoas não notaram, mas logo depois deu tudo certo.

A primeira transmissão na Noruega

Em 1972 a Noruega também realizou uma cerimônia espacial. Dois apresentadores fizeram uma espécie de corte simbólico de uma corda, anunciando a nova era da TV.

De um segundo para outro, a TV norueguesa deixou de transmitir sua tradicional programação em preto e branco para algo mais colorido e vibrante.

Primeira transmissão na Austrália

Na Austrália, a estreia da TV colorida também foi realizada com muita diversÃo. Em 1975, o governo anunciou que todas as emissoras do país deveriam converter para transmissão a cores, um investimento de cerca de US$ 70 milhões. Levou um certo tempo até que todo sistema realizasse as mudanças.

Uma das transmissões foi bem engraçada, e mostrava a entrada gradativa das cores mudando os tons em três atores de comédia.

As primeiras transmissões em cores no Brasil

Aqui no Brasil, a primeira trasnmissão da TV colorida aconteceu no dia 1º de maio de 1963, o dia em que a TV Tupi de São Paulo veiculou um documentário colorido.

Já a primeira transmissão ao vivo demorou um pouco para acontecer, em 28 de junho de 1963.

Nesse dia, a TV Excelsior de São Paulo passou um show musical no Parque do Ibirapuera.

Por fim, a primeira emissão veiculada nacionalmente aconteceu bem mais tarde, em 1972. Em 19 de fevereiro, o país todo viu ao vivo o desfile da XII Festa Nacional da Uva em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Certamente, quem assistiu a esse primeiro momento nunca mais esqueceu.

Veja Também