Black Alien e Planet Hemp lançam nova faixa com colaboração de amigos de longa data

Planet Hemp, uma banda de origem underground que habita o mainstream

Postado em: 10-07-2023 às 09h11
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Black Alien e Planet Hemp lançam nova faixa com colaboração de amigos de longa data
Planet Hemp, uma banda de origem underground que habita o mainstream | Foto: Divulgação

Nada mais a cara do jovem brasileiro rebelde dos anos 1990 do que a banda Planet Hemp. Com letras sobre a legalização da maconha e atitude completamente rock and roll, eles conquistaram um público que ainda não se sentiam representados pela classe artística da época. Marcelo D2, Skunk, Rafael Crespo, BNegão, Formigão e Bacalhau, formação original, chegaram para romper paradigmas. E para a alegria dos fãs, eles acabam de lançar um single duplo com faixa inédita e participação de Black Alien, integrante marcante do grupo.

Após a volta de um dos maiores grupos musicais do País, quem os acompanham sentiam falta de mais do pensamento criativo de Black Alien com eles, integrante de 1996 a 2001 da banda. Mas a espera acabou e a faixa ‘Não Vamos Desistir’ e a versão remix de ‘O Ritmo e a Raiva’ já estão na pista com a colaboração do amigo de longa data. O lançamento do single duplo abre a temporada de drop’s envolvendo lançamentos musicais inéditos, conteúdo e merch da banda, toda quarta-feira, às 20h.

‘Não Vamos Desistir’ aposta em uma mensagem de convocação à luta e à resistência. Chamados sempre atemporais e característicos da trajetória da banda, atualmente formada por Marcelo D2, BNegão, Formigão, Pedro Garcia e Nobru. Com trechos como “acho que nunca vou tá pronto para o que pode estar por vir / mas se cair eu me levanto, porque não vamos desistir / um brinde aos idiotas e toda sua ganância / alimentando o caos e sufocando as esperanças / mas nós não vamos desistir, não”, a temática é potencializada pelo coral que entoa o refrão.

Continua após a publicidade

Já o remix de ‘O Ritmo e a Raiva’, canção que integra o álbum ‘Jardineiros’, que marcou a volta da banda após 22 anos de pausa, e que também traz a participação de Black Alien em sua versão original, é apresentado com uma sonoridade jersey – subgênero do rap popularizado no estado norte-americano de Nova Jersey. Esse estilo musical, que tem como marcas o uso de beats acelerados, samples sobrepostos e sintetizadores, evocando uma estética oitentista, traz toda qualidade da estética ‘Hemp’ para o trabalho.

Sobre o Planet Hemp

Surgida na cena underground do Rio de Janeiro em 1993, o Planet Hemp é uma banda de ‘raprocknrollpsicodeliahardcoreragga’ e teve em sua formação original os integrantes Marcelo D2, Skunk, Rafael Crespo, BNegão, Formigão e Bacalhau. Em 1995 foi lançado seu primeiro disco, ‘Usuário’, eternizando hits como ‘Legalize Já’, que reforçam uma das principais bandeiras do grupo, à favor da legalização da maconha. Com 150 mil cópias vendidas, o sucesso abriu portas para o segundo álbum de estúdio, ‘Os Cães Ladram mas a Caravana Não Pára’. 

O novo projeto rendeu ao Planet Hemp momentos marcantes, como o Certificado de Platina e a prisão em 1997, que passou a enfrentar a resistência de setores mais conservadores da sociedade. O terceiro disco autoral – ‘A Invasão do Sagaz Homem Fumaça’ – viria no ano 2000, com destaque para a track ‘Ex-Quadrilha da Fumaça’. Consagrando todo o sucesso e reconhecimento na cena musical, posicionando o Planet Hemp como uma banda de origem underground que habita o mainstream. Em 2001 foi lançado o disco ‘MTV ao Vivo: Planet Hemp’.

Ao longo dos anos, o Planet Hemp contou ainda com outros integrantes como Black Alien, Apollo 9, Negalê, Daniel Ganjaman, Seu Jorge, Zé Gonzales, Speed e Jacksom. Em julho de 2022 – tendo em sua formação atual Marcelo D2, BNegão, Formigão, Pedro Garcia e Nobru – o grupo assinou com a gravadora Som Livre para o lançamento de seu quarto álbum de inéditas. O primeiro single lançado foi ‘Distopia’, no mês de setembro, em feat com o rapper Criolo MC. Em outubro, eles lançaram o álbum ‘Jardineiros’, com participações de nomes como Black Alien, Trueno, Tropkillaz, MC Carol de Niterói e Tantão e Os Fita. 

O projeto teve produção assinada por Mario Caldato, Nave e Zegon, além da própria banda. Após apresentar também o clipe de ‘Taca Fogo’, o Planet Hemp abriu 2023 com o audiovisual da faixa “Meu Barrio”, com a participação do rapper argentino Trueno. Já neste segundo semestre, o quinteto estreia sua nova fase de lançamentos inéditos com o single duplo ‘Não Vamos Desistir’ e ‘O Ritmo e a Raiva’.

Veja Também