‘O HOJE Entrevista’ Mono Groove

Vocalista Thiago Chiba falou ao programa sobre a carreira e o recente trabalho

Postado em: 16-07-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘O HOJE Entrevista’ Mono Groove
Vocalista Thiago Chiba falou ao programa sobre a carreira e o recente trabalho

SABRINA MOURA*


Continua após a publicidade

A banda Mono Groove surgiu no ano de 2016 com a proposta de fazer exclusivamente releituras de clássicos da música brasileira. Os três amigos – que cotidianamente se encontravam em bastidores de shows, em ensaios em estúdio, mas cada um com a responsabilidade de tocar seus projetos individuais e coletivos  – uniram a experiência e as vivências musicais que acumulavam, a cada dia, e formaram o grupo, uma banda que, além de atender aos anseios do público, satisfaz as expectativas de cada um como músicos.

No último fim de semana, o vocalista da banda Mono Groove, Thiago Chiba concedeu entrevista à editora do caderno Essência, Flávia Popov, durante O HOJE Entrevista – programa de entrevistas do jornal. Ele falou sobre carreira e o recente trabalho do grupo.

O primeiro CD da banda, intitulado Menina Flor, foi lançado no último dia 23 de junho. Com dez faixas autorais, o show contou com a participação de DGguedz, Gustavo Ogro, da banda Jhonny Brow, e ElanRúbio. Segundo Chiba, é muito satisfatório poder fazer uma música em Goiás, onde o pessoal fala muito que é “a terra do ritmo sertanejo”: “O Estado tem uma miscelânea musical muito grande; há espaço para todos”, disse ele.

A banda, que tem aproximadamente dois anos, trabalhou nesseprimeiro disco por um ano e meio, um processo de composição e criaçãode arranjos.“Somos uma banda independente, foi um trabalho árduo com a maioria das composições autorais. O disco foi como uma missão cumprida da banda; é como se fosse um filho que nasceu. Nós trabalhamos nas madrugadas. Como todos os músicos da banda possuem muito tempo no mercado, embora a banda tenha só dois anos, fomos juntando todas as referências que cada um tinha, fazendo esse com que esse disco saísse”, contou Chiba.

A produção independente é uma característica forte do estilo musical em todo o País, e a Região Centro-Oeste também revela esse tipo de trabalho. “Eu acredito que esse CD Menina Flor, para o Estado de Goiás, para uma banda de reggae, é muito inovador” destaca Chiba, que completa: “É um disco gravado com a força de todos os músicos que estão no projeto”.

O CD da banda é classificado pelos integrantes como “a manifestação da junção cultural brasileira”, e traz letras, melodias e o swing de músicas que prometem levantar o astral das pessoas. A preocupação com a mensagem transmitida pela obra é o principal interesse dos integrantes da Mono Groove.“Deixamos as coisas fluírem naturalmente, e as influências de cada um agir”, é o que defende Léo Tokaia, componente da banda. 

Os músicos mostram que nem só de rock e sertanejo vive o cenário musical goiano. A música popular brasileira, o pop, o baião, o reggae e o soul são sons característicos do seguimento musical da banda que, além de homenagear grandes nomes da música brasileira, traça seu próprio estilo. 

Chiba contou que é natural de Cuiabá (MT), e, assim como muitos brasileiros, passou por dificuldades, tendo que rodar pelo Brasil em busca de uma vida melhor. Com isso, ele possui muitas influências do Nordeste, onde morou, dentre elas, ele citou nomes como Fagner, Belchior, Alceu Valença e Geraldo Azevedo. “Morei em São Paulo (SP), Campo Grande (MS) e em vários outros lugares. Mas o que fomenta nossa banda, hoje, é a MPB junto ao reage, que é o nosso amor, e o que escolhemos para nossa banda. Fazemos a música brasileira, que vai se perdurar a vida inteira”, contou ele.

Mesmo com um estereótipo já criado com relação  aos goianos gostarem do sertanejo, a banda tem o seu espaço por aqui. “Não só eu (Chiba), como artista, mas também muita gente tem crescido, no Estado, fazendo outros tipos de ritmo. A cena hip hop tem crescido muito, a do reggae e a do pop rock, desde a época do Mr. Gyn, já têm um cenário muito bacana. Inclusive nós sempre falamos nem só de sertanejo e rock se vive o Estado de Goiás”, comentou Thiago. “Respeitamos muito o estilo típico da região, e a nossa aceitação também tem sido muito boa! Graças a Deus, a gente tem tocado bem, e alcançamos todo o tipo de público, com um show bem eletrizante, com músicas que marcaram a vida das pessoas e as nossas composições. Os mercados estão se comunicando, sendo possível fazer a mistura os estilos”, finaliza Chiba.

Toda brasilidade se mistura e forma a originalidade da Mono Groove, que mantém uma ‘onda’ de muita positividade para o público. A junção das diferentes culturas presentes em todos que compõe a banda é a maior riqueza do grupo, que já tocou nos palcos de Goiânia, Caldas Novas, Rio Quente e Pirenópolis.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov 

Veja Também