Governo de Goiás promove ação para atingir meta de cobertura vacinal prevista pelo Ministério de Saúde

As imunizações previstas na agenda vacinal como difteria, tétano, hepatite B e influenza, possuem taxas de 76,12% de pessoas imunizadas

Postado em: 31-08-2023 às 10h47
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo de Goiás promove ação para atingir meta de cobertura vacinal prevista pelo Ministério de Saúde
As imunizações previstas na agenda vacinal como difteria, tétano, hepatite B e influenza, possuem taxas de 76,12% de pessoas imunizadas | Foto: Reprodução

A Secretaria Estadual de Goiás (SES-GO), promove ação entre os dias 29 a 31 de agosto para maior capacitação de aplicadores de vacinas em oficina para viabilizar cobertura prevista pelo Ministério de Saúde de 95%. As imunizações previstas na agenda vacinal como difteria, tétano, hepatite B e influenza, possuem taxas de 76,12% de pessoas imunizadas.

Além das aulas fornecidas pelo governo, o estado pretende realizar campanhas de mutirão para vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos nos dias 30/09 e 14/10, e o Dia D no dia 07/10, com mais de 17 tipos de vacinas.

Outro objetivo do estado é diminuir o recente avanço da Covid-19 que percorre no país, novas taxas de positividade aumentara em Goiás, em julho 9% dos teste deram positivo e os números de agosto saltaram para 15%.

Continua após a publicidade

Por este motivo, dez municípios do estado estão em alerta devido ao aumento de casos. A superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, ressalta a importância dos municípios notificarem com aumento de ocorrências.

A superintendente ressalta a importância da campanha. “Eu vejo o microplanejamento como forma de a gente otimizar a nossa força de trabalho, utilizar os dados que nós temos para trabalhar de uma forma mais assertiva, pra que a gente consiga, realmente, ampliar as nossas coberturas vacinais”.

Outra preocupação pertinente do órgão é para as crianças que ainda não fazem parte da proteção das vacinas, que são mais suscetíveis a doenças. No começo deste mês, 11 municípios goianos cidades com número de recém nascidos menor que 50 indivíduos foram testados para um novo sistema de busca com intuito de garantir a vacinação nestas pessoas.

Cobertura: prevenir para não remediar

Um levantamento feito pela Saúde do estado no início do mês, concluiu que 17% dos 5.880 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), vieram a ser pela Covid-19, contudo desde 27 de fevereiro deste ano, apenas 11% das pessoas se asseguraram com as vacinas de proteção.

Um fator ainda mais preocupante é o percentual de crianças entre 6 meses e dois anos de Goiás com a primeira dose do imunizante, que chega a pouco mais de 10%, mostrando-se real a apreensão dos órgãos públicos de saúde referente a imunização neste começo da segunda metade de 2023.

Veja Também