Programa Mais Médico do Governo bate recorde

Após seis meses de retomada, novos 13 mil cargos criados e 4 mil municípios atendidos

Postado em: 05-09-2023 às 12h44
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Programa Mais Médico do Governo bate recorde
Houve um batimento de recorde com seis meses possuindo mais de 18,5 mil médicos dentro do projeto, atendendo mais de 4 mil municípios brasileiros. (Foto: Divulgação | Jerônimo Gonzalez/MS)

O Ministério da Saúde (MS), anunciou nesta última segunda-feira (04/9), a contratação de novos 13 mil profissionais da área da saúde em 2023, direcionado para áreas com maior vulnerabilidade como periferias e municípios afastados, incluídos na região da Amazônia Legal. De acordo com órgão público, houve um batimento de recorde anterior de 18,2 mil com seis meses possuindo mais de 18,5 mil médicos dentro do projeto, atendendo mais de 4 mil municípios brasileiros.

De acordo com o planejamento do governo, há preferência em médicos formados no país e que se disponibilizem a atuar em áreas com baixa fixação de profissionais. Um estudo chamado “Demografia Médica no Brasil 2023”, feito em parceria com Associação Médica Brasileira, as regiões que mais sofrem de escassez de profissionais da saúde são as regiões Norte e Nordeste com 1 médico para cada 1000 habitantes. Em comparação, às regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste possuem 3 médicos para cada 1000 habitantes.

Para beneficiar os trabalhadores, o governo irá financiar a especialização ou programas de mestrado dos profissionais dentro do programa, o gabinete ainda espera um crescimento até o fim do ano para até 28 mil profissionais atuando no total.

Veja Também