123milhas e Equatorial são as empresas com mais busca de atendimento no Procon Goiás

Ranking pertence a lista de empresas que mais sofreram reclamações dos cliente no mês de Agosto

Postado em: 06-09-2023 às 12h30
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: 123milhas e Equatorial são as empresas com mais busca de atendimento no Procon Goiás
A empresa de viagem 123milhas e a Equatorial Energia de Goiás ocupam a primeira colocação respectivamente. (Foto: Divulgação | Secom)

Nesta terça-feira (5/9), o Procon de Goiás lançou dois levantamento de dados coletados de atendimento no mês de agosto, referentes a assistências do Procon Web e a atendimentos presenciais pelo sistema Proconsumidor. Nos dados do órgão, a empresa de viagem 123milhas e Equatorial Energia de Goiás ocupam a primeira colocação respectivamente. 

Segundo o Procon, a agência de viagem registrou 248 buscas em seu sistema online, e 25 denúncias em seu sistema presencial, um total de 273 reclamações e denúncias. O jornal O Hoje seguiu a cobertura da empresa durante processos de recuperação judicial para o impedimento de que a mesma decrete falência. Durante o processo, pacotes de viagens da empresa foram cancelados, incluindo os que já haviam feito o pagamento, resultando em clientes tendo suas viagens canceladas e sem possibilidade de estorno.  

De acordo com a agência, por sua vez, a mesma ofereceu ressarcimento por via de vouchers de outros serviços da agência. Contudo, o órgão público denota o rompimento do Códigos dos Direitos do Consumidor ao realizar tal processo e aconselha que os afetados pelo cancelamento entrem dentro da ação judicial para o plano de reembolso e se juntem nos processos legais contra a empresa.

Continua após a publicidade

A outra empresa que ficou em primeiro lugar no ranking foi a fornecedora de energia Equatorial Energia Goiás, com 125 atendimentos presenciais e 42 buscas feitas pelo sistema do Procon Web, um total de 167 serviços prestados pelo órgão fiscalizador. 

A equipe do O Hoje pediu uma nota de esclarecimento, de acordo com a empresa: “A Equatorial Goiás informa que, em um comparativo entre janeiro e julho de 2022 com os primeiros sete meses deste ano, o número de ocorrências informadas por consumidores diretamente ao Procon reduziu 45%, de aproximadamente 1 mil registros para 584. Da mesma forma, em relação às reclamações junto à agência reguladora Aneel diminuíram 32%, de 2,4 mil ocorrências para 1,6 mil.”

Ainda de acordo com a concessionária, parte dos atendimentos registrados pelo Procon foram por razão do mutirão de renegociação de dívidas que ocorreu no início do mês, em que a mesma teve presença nos atendimentos presenciais.

Veja Também