Mercado financeiro tem pouco otimismo com governo Lula, de acordo com pesquisa
Apenas 5% acreditam no sucesso do atual governo em quitar o déficit de 2024
Por: João Victor Reynol de Andrade

Uma pesquisa feita pela empresa de consultoria Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (19/9) com 87 gestores do mercado financeiro, e apenas 12% dos entrevistados acreditam no governo Lula com otimismo. Em comparação com 20% em julho, enquanto a visão do ministro da fazenda Fernando Haddad tem taxa positiva de 46%, uma queda de julho de 65%.
Junto a isso, grande parte dos entrevistados não acreditam no sucesso do atual governo em quitar o déficit no ano de 2024, uma porcentagem de 95%, isso se deve aos atuais problemas de estabelecer uma política fiscal e tributária (57%). Em contrapartida, 46% das pessoas acreditam que a atual política de Taxação de Fundos Exclusivos no Congresso seja aprovada com alta probabilidade.
Mas mesmo que estas políticas sejam aprovadas, cerca de 86% dos questionados acreditam que as metas atuais serão descumpridas mesmo com aumento na receita. Este dado anda lado-a-lado com a atual confiança no Presidente da República Luiz Inácio Lula (PT) aumentou 4 pontos, de 5% em julho para 9% em setembro e na sua gestão.
Leia também: Mercado eleva para 2,64% projeção do crescimento da economia em 2023
Cerca de 72% dos entrevistados acreditam que o país está na direção econômica errada, poucas dessas pessoas veem otimismo para o próximo ano, apenas 36% acreditam em melhora nos próximos 12 meses.
Para os questionados, a habilidade do governo melhorar o curso econômico é baixa, apenas 27% acreditam em melhoras no atual executivo, enquanto para um cenário neutro ou indiferente é de 53%.